Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz sinaliza opção por Sula, mas só se reúne sobre o assunto se passar na Copa do Brasil

Vice coral, Constantino Júnior, garantiu que o clube vai lutar para passar à terceira fase do torneio nacional para, só depois, decidir se larga para disputar a Sul-Americana

postado em 02/05/2016 12:10 / atualizado em 03/05/2016 09:19

Caio Wallerstein /Diario de Pernambuco

Peu Ricardo/Esp DP
Além de uma taça inédita para a galeria de troféus e de uma premiação financeira, o Santa Cruz ganhou, com o título da Copa do Nordeste, o direito de participar da Copa Sul-Americana pela primeira vez na sua história. Para isso, porém, terá que ser eliminado da Copa do Brasil até a terceira fase - o Santa já está classificado para a segunda fase, já que venceu o Rio Branco-ES. A diretoria coral, no entanto, ainda não se reuniu para debater a opção por uma das competições. Enquanto isso, garante que o clube vai lutar em campo para passar à terceira fase. Só então, vai sentar e decidir a estratégia a ser colocada em prática.

O Sport (eliminado na última quarta pelo Aparecidense-GO) passou por situação semelhante este ano. Contudo, deixou claro desde a primeira rodada que não brigaria para seguir na competição nacional. Quanto ao Santa, como esclarece o vice-presidente Constantino Júnior, a pauta ainda será colocada para debate. "Não sei ainda como será. Ainda não tivemos uma reunião estratégica sobre o assunto, mas vamos sentar para ver", disse. "Nós não discutimos isso, até por que temos que passar para a próxima fase para ter essa discussão. E vamos jogar para passar, já que representa um ganho de cota para o clube. Essa decisão por uma competição ou outra tem que ser feita na próxima fase", esclareceu o dirigente.

SANTA LUCRA R$ 3,5 MILHÕES NO NORDESTÃO

Apesar de desconversar sobre uma possível eliminação forçada da Copa do Brasil, Constantino ressaltou a importância de uma competição internacional para o clube, que, com o título conquistado nesta segunda, ganha o direito de disputá-la em 2016 e 2017. "Representa muito, com relação à força da nossa marca. As competições internacionais, como a Sul-Americana, têm uma repercussão grande. Viram notícia na Europa e em todas partes do mundo. Então acho que representa muito para nós, para o Santa Cruz. Além da questão da torcida, também pelo futebol, pela gestão. Vale tanto dentro de campo quanto fora dele", enalteceu.

Imbróglio antigo
A decisão, por parte do campeão da Copa do Nordeste, de participar da Sul-Americana ou da Copa do Brasil trouxe polêmica no ano passado. Campeão regional, o Ceará entrou com um pedido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e chegou a ganhar uma liminar para participar das duas competições. No entanto, acabou desistindo do processo e ficou mesmo na Copa do Brasil, de onde passou das oitavas de final. Vice-campeão daquele ano e eliminado antes da terceira fase da competição nacional, o Bahia herdou a vaga, sendo eliminado para o Sport ainda na etapa nacional da Sula.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/04/29/1577/20160429162258209994i.jpg', 'id_content': 3274543L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/santa-cruz/2016/04/29/galeria_santa_cruz,1577/a-trajetoria-do-inedito-titulo-do-santa-cruz-na-copa-do-nordeste.shtml', 'titulo_destaque': 'A trajet\xf3ria do Santa Cruz na Copa do Nordeste', 'id_pk': 1577L, 'id_conteudo': 3274543L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'A trajet\xf3ria do in\xe9dito t\xedtulo do Santa Cruz na Copa do Nordeste', 'id_treeapp': 51, 'descricao_destaque': 'O Tricolor fez 12 partidas na competi\xe7\xe3o e foi evoluindo, eliminando advers\xe1rios como o Cear\xe1 e o Bahia, chegando ao seu melhor futebol justamente na reta final da competi\xe7\xe3o at\xe9 o t\xedtulo contra o Campinense', 'schema': 'foto_12711703576'}