Santa Cruz

SANTA CRUZ

Carência no elenco do Santa Cruz é exposta por Mendes: "Cobre a cabeça e descobre os pés"

Lateral direita, zaga, cabeça de área e meia têm sido os principais problemas até aqui; técnico espera que reforços sejam capazes de solucionar deficiências

postado em 27/06/2016 09:00 / atualizado em 27/06/2016 09:02

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Brenno Costa/DP
Tornou-se recorrente nas coletivas pós-derrotas de Milton Mendes a insatisfação dele com a carência de peças no elenco do Santa Cruz. O treinador, inclusive, chegou a condicionar diretamente o revés para o Corinthians, no último sábado, à falta de opções. Desde o término do estadual, foram nove reforços contratados (e olhe que dois deles, Bolaño e Everaldo, já deixaram o Arruda). Pouco para uma Primeira Divisão, em termos quantidade e qualidade. A cada partida, Mendes tem sentido dificuldades em escalar os 11 iniciais e também em substituir. Vem deixando nas entrelinhas que precisa de mais atletas. E de qualidade mais elevada.

“O nosso elenco é curto. Costumo brincar que a gente cobre a cabeça e descobre os pés. O nosso orçamento é o mais baixo e estamos numa dificuldade tremenda. A previsibilidade da nossa equipe talvez esteja lincada a esse orçamento baixo”, expôs o comandante. Nas derradeiras rodadas, a insuficiência no elenco ficou mais que provada, sobretudo em quatro posições. O técnico espera, principalmente, que os reforços que ainda não estrearam sejam capazes de abrandar a carência no grupo coral.

Lateral direita

A má atuação de Vitor no primeiro tempo contra o Corinthians, quando falhou nos dois gols adversário na derrota por 2 a 1, levou o técnico a acionar o reserva Mário Sérgio no segundo tempo. O time melhorou, fato. Mais por um encaixe coletivo. O reserva foi discreto até aqui, assim como na sua estreia diante do Palmeiras. Outra opção seria Léo Moura, que provou que não aguenta uma sequência de jogos pela idade avançada.

Zaga
Por duas vezes, Milton Mendes já precisou improvisar jogadores fora da posição na zaga. Primeiro no clássico contra o Sport, quando Alemão foi expulso. Mesmo com Leonardo e Walter no banco, Milton preferiu recuar o volante Uillian Correia. Antes do Timão, diante do Flamengo, iniciou com lateral esquerdo Allan Vieira para substituir o suspenso Neris, apesar de ter Alemão disponível. Wellington e Luan Peres chegam para tentar abrandar o problema. 

Cabeça de área
Basta perder um volante que Milton ganha um tormento. Frente ao Flamengo, por exemplo, precisou entrar com o meia Leandrinho na posição. Bolaño não agradou, Wellington Cézar segue em recuperação e agora o treinador anseia que os reforços Jadson e Derley sejam capazes de sanar esta carência na cabeça de área.

Meia

Quem é o armador do Santa Cruz? Esta é uma pergunta de ser respondida. Fernando Gabriel, Lelê, Wallyson e Daniel Costa já tiveram as suas chances, porém nenhum deles conseguiu se firmar como titular. A chegada de volantes pode fazer que João Paulo atue mais avançado (apesar de Mendes não enxergá-lo como um meia propriamente dito) para melhorar a criação do Tricolor.