Santa Cruz

SANTA CRUZ

Na despedida do Brasileiro da Série A, Santa Cruz é goleado por 5 a 0 pelo São Paulo

Tricolor pernambucano chegou a ter um jogador a mais na partida, mas não aproveitou

postado em 11/12/2016 17:58 / atualizado em 11/12/2016 20:07

MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Na despedida do Santa Cruz da elite nacional, o time coral amargou o resultado que mais se acostumou ao longo da Série A: derrota. Foi a 23ª em 38 partidas disputadas. Neste domingo, no Pacaembu, o Tricolor Pernambucano enfrentou o São Paulo pela última rodada e foi goleado por 5 a 0. Quase sem jogadores para relacionar, o interino Adriano Teixeira precisou recorrer a peças das categorias de base para montar a escalação e compor a delegação. A equipe não correspondeu em campo e foi massacrada. Sofreu dois gols no primeiro tempo. Mesmo com um homem a mais no segundo, o Mais Querido não conseguiu reagir e acabou sendo vazado mais três vezes.

Embora com contratos devidamente aditivados para poderem atuar no Pacaembu, Léo Moura e Bruno Moraes não estiveram com o elenco coral nos dias de preparação para o jogo. Mas, de última hora, acabaram se reintegrando ao grupo a pedidos da diretoria, iniciaram entre os titulares e deram mais um toque de experiência a um time que começou a partida com quatro atletas pratas da casa, sendo um estreante: o goleiro Miller.  

Com mais de um terço do elenco liberado, sem as suas principais lideranças e rebaixado matematicamente há quase um mês, a equipe pernambucana não tinha pretensões de tabela para esta última rodada do Brasileiro. Assim como o São Paulo, já garantido na próxima Copa Sul-Americana. Naturalmente, o clima para jogar futebol era pequeno. Muito também devido à recente tragédia que com o avião da Chapecoense, na Colômbia.

Homenagens dos dois tricolores não faltaram às vítimas. Dos torcedores aos atletas. Pela primeira vez na história, o Santa jogou de verde em referência à equipe catarinense, utilizando a sua quarta opção de uniforme. A equipe paulista também usou camisas especiais, pretas. Apesar de todo o ambiente de luto no Pacaembu, o São Paulo não se furtou em partir para cima do desfigurado time coral a partir do momento que a bola rolou. Bastaram 59 segundos para David Neres abrir o placar. Os comandados de Adriano apenas assistiram à jogada no lado esquerdo do campo, que passou pelos pés de Buffarini, Cueva e Chavez antes da finalização.

O São Paulo mandava na partida. Um chute para fora dado por Bruno Moraes na pequena área, aos 18 minutos, foi a melhor chance do Santa Cruz no primeiro tempo. Um segundo gol dos mandantes era iminente. Aos 30, o ex-coral Gilberto chutou de longe e surpreendeu Miller: 2 a 0. Por respeito ao Mais Querido, onde foi revelado, não quis comemorar. No último lance da etapa inicial, Cueva foi expulso por simulação de um pênalti. A vantagem numérica não foi aproveitada pelos visitantes no segundo tempo. Pelo contrário. As redes corais voltaram a ser balançadas.

Outros dois pratas da casa foram acionados no Santa passado o intervalo: João Vitor e Léo, ambos também estreantes entre os profissionais. O intuito das entradas era que o time tivesse mais poderio ofensivo. Espaços acabaram sendo deixados na defesa, porém. Chavez fez o terceiro após contra-ataque, aos 12 da etapa final. Aos 27, ele fez outro. Luiz Araújo marcou o quarto, dez minutos depois. A superioridade são-paulina era evidente. Caberiam mais gols. Diante da inoperância dos pernambucanos, Pintado promoveu até uma substituição de goleiro.

Ficha do jogo

São Paulo
Denis (Léo); Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Buffarini; João Schmidt, Thiago Mendes e Cueva; David Neres, Gilberto (Luiz Araújo) e Chavez (Wellington). Técnico: Pintado (interino).

Santa Cruz
Miller; Vitor, Walter Guimarães, Luan Peres e Roberto; Derley, Marcílio (João Vitor), Renatinho (Léo) e Léo Moura; Arthur e Bruno Moraes. Técnico: Adriano Teixeira (interino).

Local: Pacaembu (São Paulo-SP). Árbitro: Paulo Schleich Vollkopf-MS. Assistentes: Cícero Alessandro de Souza-MS e Daiane Caroline Muniz dos Santos-MS. Gols: David Neres (a 1’ do 1T, São Paulo), Gilberto (aos 30’ do 1T, São Paulo), Chaves (aos 12’ e aos 27’ do 2T, São Paulo), Luiz Araújo (aos 37’ do 2T). Cartões amarelos: Cueva, Chavez (São Paulo); Derley (Santa Cruz). Cartão vermelho: Cueva (São Paulo). Público pagante: 16.553. Renda: R$ 354.439,00