Santa Cruz

SANTA CRUZ

Apresentado, Gabriel Vallés relata frustração por ainda não ter jogado pelo Santa Cruz

Desde setembro de 2016 no clube, lateral revela ajuda para superar angústia

postado em 10/01/2017 16:27 / atualizado em 10/01/2017 20:07

Yuri de Lira/DP
Gabriel Vallés está no Santa Cruz desde setembro do ano passado. Quase cinco meses após a sua chegada, foi apresentado no clube só nesta segunda-feira, no Estádio Grito da República, em Olinda, onde o Tricolor faz pré-temporada. De contrato renovado e livre da burocracia judicial que o impediu de ser regularizado e atuar pelo time coral, o lateral direito argentino relatou a frustração por não ter entrado em campo pelo time em 2016. Não esconde a expectativa de jogar e se firmar na equipe do técnico Vinícius Eutrópio.

Impedido de defender o Tricolor, em 2016, Vallés quer esquecer o período que ficou inutilizado no Arruda. "Foi muito triste. Tinha muita vontade de jogar. O Santa estava em uma situação muito complicada (na Série A) e eu não podia jogar", declarou.

Diz que recebeu ajuda de outros atletas para superar o desapontamento e ainda para se adaptar ao Recife. O também argentino Matías Pisano, que estava no Arruda emprestado pelo Cruzeiro, o ajudou nesta batalha. "Por sorte, Pisano ficava aqui. Ele me ajudou muito. Os demais jogadores também me ajudaram muito." Projeta agora vida nova. Passei muito tempo treinando. Por sorte, pude ficar aqui e acho que 2017 vai ser um grande ano para o Santa."

O lateral tem a concorrência de Vitor, há duas temporadas no Arruda, e do prata da casa Nininho, que retornou de empréstimo do Boa Esporte-MG. Vallés destaca a disputa pela vaga entre os titulares com ambos. "Eles são muito bons jogadores. A concorrência vai ser boa. São boa gente", declarou.

Aos 30 anos, o lateral jogou nos argentinos Godoy Cruz e Independiente, onde foi campeão da Copa Sul-Americana de 2010. Atuou também no Juventud Unida Universitário, sua última equipe. Joga ainda como lateral esquerdo e volante, mas afirmou que prefere mesmo ser acionado como lateral direito.

O porquê de Vallés não ter jogado em 2016

A regularização era complicada desde o início. Primeiro por causa do visto para trabalhar no Brasil como estrangeiro. Mas, principalmente, pelo fato de o contrato dele com o dono de seus direitos econômicos, o Juventud Unida Universitario, da Argentina, não ter sido desfeito por completo quando foi trazido pelo Santa.

Em 14 de julho, houve uma “rescisão unilateral” de Vallés com o Juventud, ou seja, o jogador se desvinculou após liminar na Justiça, porém não houve rompimento contratual por parte do clube argentino. Como ainda não havia se desligado por completo e por comum acordo da ex-equipe, a sua vinda ao Santa Cruz se caracterizaria como uma transferência internacional.

O problema é que a janela para esse tipo de transação no Brasileiro se fechou ainda em 19 de julho. O atleta poderia atuar ainda na Copa Sul-Americana, mas quando resolveu-se a sua situação, o Tricolor já havia sido eliminado do torneio continental.