Santa Cruz

SANTA CRUZ

Vinícius Eutrópio ganha tempo para cimentar novo esquema tático no Santa Cruz

Técnico coral fez troca do 4-2-3-1 para o 4-4-2 na véspera do clássico com o Náutico, mas agora tem semana quase cheia para treinar formação

postado em 07/02/2017 09:30 / atualizado em 07/02/2017 11:35

Anderson Freire/Esp.DP
O Santa Cruz deve passar a atuar no tradicional 4-4-2. A formação foi usada no clássico contra o Náutico, no Arruda e deu certo. Apesar de o time ter se mostrado ainda longe de um desempenho ideal, praticamente anulou o Timbu na partida do último sábado, que terminou 1 a 0 para o Tricolor. Após ter abdicado do 4-2-3-1 que treinou durante toda a pré-temporada e utilizou nos quatro primeiros compromissos de 2017, o técnico Vinícius Eutrópio vai ter agora mais tempo para cimentar o novo esquema.

A equipe só entra em campo na próxima quinta-feira, quando enfrenta o Central, na Arena de Pernambuco - pelo Estadual. Na semana passada, o intervalo de uma partida para a outra foi apenas de dois dias, sendo o primeiro dedicado à recuperação física dos jogadores. Só na véspera do duelo com Timbu foi que Eutrópio pôde testar o 4-4-2 em um treinamento fechado, no Arruda. Depois dos atletas que atuaram terem feito regenerativo, na última segunda, o treinador poderá intensificar os treinos com a sua nova proposta de jogo a partir desta terça-feira.

Embora Eutrópio tenha aplicado a formação quase na base do improviso, o esquema surtiu efeito. Muito também porque alguns jogadores deixaram de atuar fora de posição. André Luís, que vinha sendo o centroavante da equipe, passou a cair mais pelas beiradas, função exercida por ele desde as categorias de base. Mais experiente, Everton Santos ficou mais centralizado no ataque e acabou sendo o autor do gol do triunfo sobre o Náutico.

Quando elegeu o meia Thomás para jogar ao lado de Léo Costa, substituindo Thiago Primão, o treinador também acabou com outra improvisação no time, já que Primão - também meia de ofício - vinha atuando como ponta direita. “Eu respeitei as características de cada um dos jogadores. Esse foi meu mérito para facilitar e otimizar. André estava sendo sacrificado, contribuindo como fixo, e Everton é de beirada. Thomás sempre jogou na meia”, declarou Eutrópio.