Santa Cruz

SANTA CRUZ

Remanescentes de 2015, laterais de Santa Cruz e Salgueiro voltam a travar duelo

Antigos nos clubes e presentes na decisão estadual entre tricolores e salgueirenses, Marcos Tamandaré e Tiago Costa se enfrentarão pela sexta vez

postado em 14/04/2017 08:30 / atualizado em 14/04/2017 09:30

Rodrigo Baltar/Santa Cruz e Ricardo Fernandes/DP
Só três jogadores do atual elenco do Santa Cruz se sagraram campeões estaduais sobre o Salgueiro, em 2015. Já o Carcará está repleto de peças que disputaram aquela decisão inédita do Pernambucano. Seis no total. Adversários nas semifinais deste Estadual, os dois times voltam a colocar frente a frente antigos “rivais” que se enfrentaram à época. Lateral direito da equipe sertaneja e esquerdo da Cobra Coral, Marcos Tamandaré e Tiago Costa travam mais um duelo neste sábado, pela primeira das duas partidas eliminatórias desta edição do campeonato, no estádio do Arruda.

Os dois laterais estão há bastante tempo em seus respectivos clubes. Jogador mais antigo do Santa, Tiago Costa foi contratado ainda no segundo semestre em 2012. Deixou o Tricolor duas vezes para defender o Ceará e a Chapecoense, mas sempre acabou retornando à velha casa. A história do veterano Tamandaré com o Salgueiro começou um ano antes, em 2011. Permaneceu ininterrupta de lá para cá. Só não é mais antigo no Cornélio de Barros que o goleiro Luciano e que os volantes Rodolfo Potiguar, Moreilândia e Vitor Caicó - embora os dois últimos tenham saído brevemente para o futebol de Portugal.

Defendendo Santa e Salgueiro, Tiago e Tamandaré já acabaram enfrentando cinco vezes. Apesar da vantagem do tricolor com a conquista de um título em cima do Carcará, o placar deste confronto pessoal está empatado. Em cinco partidas de um contra o outro, foram duas vitórias para cada e um empate. Jogos suficientes para eles conhecerem bem as características um do outro.

Segundo o técnico Evandro Guimarães, Tamandaré poderá atuar apenas o segundo tempo neste sábado por causa de desgaste após recente lesão muscular. Mas o lateral já projeta o embate por cada pedaço de grama com Tiago Costa quando estiver em campo. “Jogadoraço” é a expressão escolhida pelo salgueirense para definir o adversário. Visualiza semelhanças suas com o oponente.

“A gente tem força física para defender, temos facilidade de chegar no fundo também. Acho Tiago um pouco melhor tecnicamente do que eu, mas que eu possa surpreender em determinada jogada", disse. Tiago retribui os elogios. "Fico feliz pelas palavras dele. Tamandaré é um atleta que passou em vários clubes grandes e tem muita qualidade ofensiva e defensiva. Tem uma batida na bola diferenciada também. É um confronto bom. Ele é muito forte na marcação e no apoio. Tem que ficar atento e ligado, sempre tentando diminuir o espaço da bola e o tempo dele pensar. Porque se ele pensar, manda a bola onde quer. Acho que fica um duelo bom daquele lado para a torcida que vem para assistir.”

Laterais no Pernambucano 2017:

Tiago Costa:
3 Jogos/3 Como titular
Marcos Tamandaré: 8 Jogos/7 Como titular

Os embates entre Tiago Costa e Marcos Tamandaré:


Pernambucano de 2013
Santa Cruz 0 x 1 Salgueiro, Arruda
*Tamandaré entrou aos 43’ do segundo tempo

1º Final do Pernambucano de 2015

Salgueiro 0 x 0 Santa Cruz, Cornélio de Barros

2º Final do Pernambucano de 2015

Santa Cruz 1 x 0 Salgueiro, Arruda

Pernambucano de 2016

Salgueiro 3 x 0 Santa Cruz, Cornélio de Barros

Pernambucano de 2017
Salgueiro 0 x 1 Santa Cruz, Cornélio de Barros

Os remanescentes da final de 2015:

No Santa Cruz
Titular na final de 2015 e agora:
Tiago Costa.
Titular na final de 2015 e reserva agora:
Nininho.
*Não relacionado na final de 2015 e agora reserva:
Wellington Cézar.

No Salgueiro
Jogaram a final de 2015 (todos como titular) e vão jogar sábado:
Marcos Tamandaré, Ranieri, Rodolfo Potiguar, Moreilândia, Valdeir e Vitor Caicó.
Titulares na final de 2015 e agora reservas:
Luciano e Rogério Paraíba (lesionado).
Reservas na final de 2015 e agora titulares:
Mondragón e Luís Eduardo.
*Não relacionado na final de 2015 e agora reserva:
Gustavo Alves.

*apenas compunham o elenco em 2015.