Santa Cruz

SANTA CRUZ

Ainda esperançoso, Santa Cruz consulta jurídico da CBF por vaga na Copa do Brasil de 2015

Clube, porém, já trabalha com dois cenários de orçamento para início de 2015

postado em 11/12/2014 10:30 / atualizado em 11/12/2014 11:33

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco , Pedro Galindo /Especial para o Diario

 Guilherme Verissimo/Esp DP/DA Press
Ficar de fora da Copa do Nordeste já havia sido um duro golpe. Golpe considerado até baixo nos bastidores do Santa Cruz. Para piorar a situação, a notícia que o clube ficaria fora da Copa do Brasil foi confirmada nesta quarta-feira. Porém, engana-se quem acredita que o clube do Arruda ficará de braços cruzados. O clube já trabalha nos bastidores para conseguir sua vaga na competição nacional.

De acordo com o regulamento, o campeão e vice-campeões dos estaduais são os credenciados às vagas da competição. Contudo, o Vitória, que foi vice-campeão baiano em 2014, está se classificando pelo ranking da CBF e ocupando umas das 10 vagas destinadas aos melhores colocados no sistema. A direção do Santa Cruz acredita que os baianos deveriam cumprir o que diz o regulamento e que a vaga deveria ser do Santa Cruz.

O tom de questionamento ao regulamento da Copa do Brasil também tem marcado o discurso de Alírio Moraes, presidente tricolor. Ele acusou algumas federações de estarem usando o ranking da CBF a seu favor e se recusou a considerar o Santa Cruz fora da competição, aproveitando para revelar que a paciência será a estratégia do clube para ocupar uma das vagas.

“A não participação ainda está em estudo. Fizemos uma consulta à FPF e ao departamento jurídico da CBF. Entendemos que alguns estados manipularam as colocações dos clubes nos estaduais para aumentar o número de participantes. Estamos passando isso para a CBF. Não quero dizer o estado para não comprar briga. Vamos esperar que a CBF se pronuncie”, afirmou.

Apesar de confiar na presença coral na Copa do Brasil, o presidente também contou que o clube estará preparado financeiramente caso tenha que ficar de fora. “Estamos trabalhando com a possibilidade de participar ou não. Se ficarmos de fora mesmo, vamos compensar isso com a busca de parceiros e empresários”, garantiu.

Regulamento
Por outro lado, a CBF ficou de dar uma resposta oficial ao Superesportes, mas de antemão afirmou que as federações podem definir o destino das vagas na Copa do Brasil através de outras competições organizadas pelas entidades estaduais. Basta cumprir o regulamento. Assim, a entidade máxima do futebol nacional afirmou que até o momento não está prevista mudanças nos classificados para a edição de 2015 da Copa do Brasil.

Contudo, o Santa Cruz deve entrar com recurso no STJD em busca de uma brecha no regulamento que faça com que o Vitória tenha que utilizar o posto de vice-campeão estadual para entrar na competição. Além do Bahia, que foi campeão baiano, o Jacuipense, que terminou a primeira fase na vice-liderança, e o Vitória da Conquista, campeão da Copa Governador do Estado, são as outras equipes que disputarão a competição com as vagas da Federação Baiana de Futebol (FBF).

O grande problema para desqualificar a equipe baiana é que em 2014 o regulamento aceitou essa destinação das vagas e a CBF não se opôs. Com isso, a direção e a torcida coral devem enfrentar mais um drama no início do ano e no tapetão do STJD.