Santa Cruz

SANTA CRUZ

O 'X' da questão: Santa Cruz e Náutico jogam em fases opostas e corais podem passar rival

Depois de 17 rodadas, Tricolor pode fazer ultrapassagem inédita e antes improvável caso vença o Mogi, no Arruda, e Timbu perca do Bahia nesta terça, na Arena Fonte Nova

postado em 11/08/2015 10:00 / atualizado em 11/08/2015 16:30

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco , Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press//Guilherme Verissimo/Esp DP/DA Pres
A julgar pelo início da Série B, custava-se acreditar que o Santa Cruz teria condições de superar o Náutico na tabela. Ao passo que o Tricolor lutava até contra o rebaixamento, o Timbu seguia firme na briga pelo G4. Pela liderança. Pouco a pouco, porém, este abismo foi diminuindo. Os últimos dez jogos marcaram uma reação dos corais. O Alvirrubro queimou a gordura que tinha. Agora, se o Santa ganhar do Mogi Mirim, no Arruda, e o Náutico perder do Bahia, em Salvador - em partidas que iniciam às 19h desta terça-feira - vai acontecer no fim da rodada o já não mais improvável “X” na classificação, ou seja, a famosa ultrapassagem.

À frente de qualquer disputa particular, a duas rodadas para o fim do turno, Santa e Náutico, ambos fora do G4, seguem sonhando com o acesso. O Tricolor, aliás, ainda não figurou uma vez sequer no grupo dos melhores. Paga o preço de um começo ruim com Ricardinho. Só após trocar de treinador, apesar de tropeços no caminho, é que a equipe foi crescer.

Guilherme Verissimo/Esp DP/DA Press
Sem abrir mão do 4-5-1 desde quando chegou, Martelotte consolidou um padrão de jogo e contou com a ajuda de algumas peças antes inutilizadas ou mal utilizadas para sacramentar a evolução. A primeira delas foi de Tiago Cardoso. Wellington e Marlon conseguiram, enfim, uma sequência e ajudaram também na melhora da defesa. Aquino virou artilheiro atuando mais de frente para o gol. De quebra, o retorno em grande estilo de Grafite deu esperanças de um futuro ainda mais promissor para o Santa na Série B.

Timbu

O Náutico vive o caminho inverso nos últimos dez jogos. Na rodada anterior à essa sequência, inclusive, já havia perdido a primeira na competição. Hoje, sofre pela falta de força ofensiva e ainda precisa de um homem-gol. A prova disso é que Douglas segue como único atacante a marcar e apenas uma das oito vitórias foi por vantagem maior que um gol.

Um reforço do nível de Grafite seria o ideal para abalar as estruturas do clube e em quem sabe motivar o time a ponto de voltar à forma do início da Série B. Porém, a falta de recursos é a principal barreira para que isso aconteça. Lisca sabe disso e tem se virado com o que tem, mas hoje, contra o Bahia, será complicado. Sem Júlio César e Marino, o treinador pode sair bastante contente com um empate e espera contar com mais reforços no próximo sábado, quando enfrenta o Bragantino e pode ter os retornos dos titulares e de Bérgson e Dakson.

A maior distância entre os rivais (6ª rodada)
Na sexta rodada, o Náutico chegou a abrir 12 pontos de vantagem do Santa Cruz. Depois de bater o América-MG por 2 a 1, na Arena Pernambuco, o Timbu seguiu na vice-liderança e invicto no campeonato. Tinha ganho cinco dos seus seis jogos até então. O Tricolor, por sua vez,  estava na porta do Z4 - era o 16º. Um empate em 2 a 2 com o Luverdense, em Lucas do Rio Verde-MT, chegou a ser considerado um bom resultado.

Cenários do Santa Cruz após o fim desta rodada
Ricardo Fernandes/DP/D.A Press


Santa Cruz


O melhor (5ª posição)
Na melhor das hipóteses, o Santa acaba a rodada na 5ª posição. Para tanto, além de vencer o Mogi e torcer por derrota do Náutico, conta também com uma vitória do CRB por três gols de diferença sobre o Sampaio, no Maranhão, e que o Paysandu não ganhe do Criciúma, em Santa Catarina. Para diminuir a distância para o G4, são bem-vindos triunfos de Ceará, Luverdense e ABC sobre América-MG e Vitória, Botafogo, respectivamente.

O pior (11ª posição)

Numa projeção catastrófica, os corais poderiam despencar até para a 11ª colocação da Série B. Isso, no entanto, só seria possível se o time tricolor perdesse do Mogi Mirim e Náutico, Paysandu, Sampaio Corrêa, Oeste, Bragantino e Macaé ganhassem seus respectivos jogos.

Náutico

O melhor cenário (4ª posição)

Caso vença o Bahia, o Timbu empata com os baianos em número de pontos e assumiria a quarta colocação. Porém, além da vitória, o Náutico terá que torcer para o Botafogo não passar de um empate contra o ABC, no Engenhão, e que o Sampaio Corrêa não vença o CRB.

O pior cenário (8ª posição)

Caso o Náutico perca para o Bahia, o Paysandu vença o Criciúma e o Santa Cruz passe pelo Mogi Mirim, os alvirrubros podem voltar ao oitavo posto e igualar sua pior colocação nesta edição da Série B.

Campanhas nos últimos 10 jogos

Santa Cruz

6 vitórias/2 empates/2 derrotas
20 pontos

Náutico

3 vitórias/3 empates/4 empates
12 pontos
SuperesportesPE
SuperesportesPE