Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com uma semana para estreia na temporada 2018, Santa Cruz foca na criação ofensiva

Técnico Júnior Rocha ainda espera outras peças para definir time titular

postado em 09/01/2018 08:19 / atualizado em 09/01/2018 09:21

Rodrigo Baltar/Santa Cruz
O Santa Cruz passou pelo primeiro teste como o técnico Júnior Rocha desejava. No jogo-treino contra a Agap, que teve vitória coral por 6 a 0, o time não sofreu gols e foi dentro do esperado do ponto de vista defensivo. A preocupação agora, com exatamente uma semana para a estreia na Copa do Nordeste, contra o Confiança, é a criação de jogadas. Esse será o foco nos próximos dias de acordo com o treinador coral. 

“Nesses próximos dias, vamos dar uma priorizada na parte ofensiva e na construção de jogo. O atleta tem prazer em estar com a bola e não em correr atrás dos caras. Construir o jogo é muito mais difícil do que destruir. O desafio é dar padrão ofensivo”, avisou.

Nesta semana, o técnico tentará ter todos os jogadores à disposição, já que alguns chegaram após o início da pré-temporada. O foco neste momento é deixar todo o grupo em uma parte física homogênea para que ninguém fique para trás. 

“Não tem como dizer que (o time utilizado no último domingo) é a equipe titular. Dei prioridade para quem chegou no dia 26. Estavam fora o Genílson, o Augusto (atacante), o Arthur (Rezende), o Grafite. São quatro peças que vão agregar muito para nossa equipe. Estamos dando tempo a eles para ao menos igualar os que estavam aqui desde o dia 26 (de dezembro). Hoje, a parte física é 60%, 70% do futebol. É difícil achar um cara que desequilibra e, por isso, temos que dar prioridade à coletividade e organização", disse o técnico. 

Peças como Augusto e Arthur Rezende podem fazer a diferença na criação das jogadas que Júnior Rocha tanto deseja e não seria uma surpresa se ambos forem titulares na próxima terça-feira. Tudo dependerá desta semana de trabalho. A ausência, que é praticamente certa nestes dias, é a do atacante Grafite. Ele segue em viagem e só retorno na próxima quarta-feira. Como treinou apenas três dias e terá pouco tempo até a estreia, é provável que o camisa 23 seja guardado para estrear no fim do mês. Situação que ele até previu na sua chegada na pré-temporada coral. 

Por isso, é provável que o Santa Cruz atue com dois atacantes mais soltos do que com algum deles mais fixo na área. Júnior Rocha deseja fazer isso com a presença de Grafite e por este motivo deve estrear em 2018 no esquema 4-4-2, com atacantes mais aberto e se movimentando bastante, conforme utilizou no jogo-treino.