Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz inicia troca de gramado no Arruda e clube estuda local para receber pré-temporada

Custos da operação não estão definidos, mas podem ultrapassar os R$ 100 mil

postado em 21/10/2018 14:00 / atualizado em 19/10/2018 15:54

Paulo Paiva/ DP
Programada inicialmente para começar após o feriado do último dia 12 de outubro, a troca integral do gramado do estádio do Arruda terá largada para valer nesta segunda-feira. Com uma empresa contratada para realizar o serviço de mapeamento das principais necessidades do piso (como questões relativas à drenagem, por exemplo), o departamento financeiro ainda traça o orçamento definitivo da obra, mas a projeção inicial é gastar pelo menos R$ 100 mil na mudança do gramado.

O novo gramado coral será do tipo bermuda celebration, com folhas finas, de rápido enraizamento e poder de recuperação de danos, a grama também é a mesma utilizado na Arena de Pernambuco. "Vamos dar início a essa troca, mas ainda não sabemos o que vamos encontrar pela frente. Por isso, contratamos uma empresa que vai fazer o mapeamento do cenário que temos no gramado", explicou o coordenador geral do núcleo de gestão do Santa Cruz, Roberto Freire.

O fato é que os custos tendem a ser altos para a reforma. Isso porque outros trabalhos complementares no subsolo e no entorno do campo também estão previstos. Afinal, a última grande reforma no piso do Arruda aconteceu em 2009, ainda na gestão do presidente Fernando Bezerra Coelho. Vale ressaltar que o gramado coral é cuidado diariamente, porém é castigado pelo excesso de treinos que vão do time profissional, aos da base e até passando por visitantes. 

"Não começamos a reforma nesta semana (conforme programado) porque o Vasco (que enfrentará o Sport neste final de semana) pediu o campo para treinar e não poderíamos mexer nele. Além disso, ainda tivemos jogos da base", explicou Freire.

Pré-temporada

Como não há uma previsão de quando o gramado do Arruda vai ficar disponível novamente, a direção de futebol do Santa Cruz busca alternativas para a realização da pré-temporada, programada inicialmente para começar na primeira quinzena de novembro. Este ano, por exemplo, o clube iniciou a sua preparação em Aldeia. Em outros anos, cidades como Chã Grande e Gravatá também receberam o elenco coral.

"A gente tem algumas opções que estão sendo estudadas. Ou começamos a pré-temporada passando cerca de 20 dias fora ou ficamos aqui perto, treinando em Aldeia, por exemplo, que é uma das opções. São situações que vamos decidir nos próximos dias. Temos alternativas. Inclusive, o próprio CT, que esperamos contar com um campo pronto até dezembro", afirmou o vice de futebol Felipe Rêgo Barros.