Santa Cruz

SÉRIE C

Em reunião na CBF, Série C tem Grupo A definido com clubes apenas da região Nordeste

Informação foi ratificada nos sites oficiais de clubes como Botafogo-PB e Remo; Confederação Brasileira ainda não publicou anunciou oficialmente

postado em 14/12/2018 15:54 / atualizado em 14/12/2018 17:18

Remo/Divulgação
Aproveitando o ensejo do sorteio da Copa do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) convocou representantes dos clubes que irá disputar o Campeonato Brasileiro da Série C, em 2019, para uma reunião em sua sede, no Rio de Janeiro. Na ocasião, nesta quinta-feira, ficou ratificado que o Grupo A da competição vai mesmo ser composto apenas por clubes da região Nordeste, onde estarão Náutico e Santa Cruz. No Grupo B, estarão equipes das demais quatro regiões do país.

Anteriormente, em geral, as chaves eram repartidas com times do Norte e Nordeste de um lado e Sul, Sudeste e Centro-Oeste do outro. Desta vez, porém, a CBF se viu obrigada a se adaptar em razão da grande quantidade de nordestinos na Série C. A informação de que a entidade máxima do futebol nacional decidiu-se por um grupo genuíno da região Nordeste se deu através dos perfis oficiais dos clubes paraibanos Treze e Botafogo, além do paraense Remo e do pernambucano Náutico.

O Remo, inclusive, foi o clube que mais detalhou a reunião. Através do site oficial, o presidente do clube, Fábio Bentes, destacou como a CBF está tentando viabilizar recursos para o Brasileiro. "Foi um avanço muito grande para a gente. A partir da reunião houve essa sinalização da CBF, que pode viabilizar pela primeira vez uma cota para as equipes da Série C", disse.

De acordo com o executivo de futebol do Náutico, Ítalo Rodrigues, na reunião estiveram presentes 15 dos 20 clubes da Série C. Nela, a CBF informou que está negociando os direitos de transmissão dos jogos da Série C e que até a primeira quinzena de janeiro terá uma definição sobre o assunto. A entidade continuará honrando os custos com logística, deslocamento, viagem e hospedagem dos clubes - havendo a possibilidade de aumentar o número de passagens aéreas.

Grupo A (Nordeste)

Náutico
Santa Cruz
Botafogo
Treze
Ferroviário
Confiança
Globo 
ABC
Sampaio Corrêa
Imperatriz

Grupo B (Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul)

Remo 
Paysandu
Atlético Acreano
Tombense
Boa Esporte
Volta Redonda
Ypiranga
São José
Juventude
Luverdense

As origens dos 20 clubes da Série C 2019

Nordeste (10)
Pernambuco (2)
Náutico
Santa Cruz

Paraíba (2)
Botafogo
Treze

Ceará (1)
Ferroviário

Sergipe (1)
Confiança

Rio Grande do Norte (2)
Globo 
ABC

Maranhão (2)
Sampaio Corrêa
Imperatriz

Norte (3)
Pará (2)
Remo 
Paysandu

Acre (1)
Atlético Acreano

Sudeste (3)
Mina Gerais (2)
Tombense
Boa Esporte

Rio de Janeiro (1)
Volta Redonda

Sul
Rio Grande do Sul (3)
Ypiranga
São José
Juventude

Centro-Oeste (1)
Mato Grosso do Sul (1)
Luverdense