Santa Cruz

SANTA CRUZ

Sem marcar há 30 dias, Pipico vive maior jejum de gols desde sua chegada ao Santa Cruz

Fase ruim do centroavante coral coincide com queda de rendimento do time, que venceu apenas duas partidas em oito disputadas desde 10 de março

postado em 09/04/2019 20:24 / atualizado em 09/04/2019 20:24

<i>(Foto: Léo Malafaia/Esp. DP Foto)</i>
Os números e o desempenho do Santa Cruz nos últimos 30 dias têm preocupado os torcedores corais, que viram o time vencer apenas duas vezes em oito jogos disputados e assistiram seu artilheiro começar um jejum, que a torcida ainda não havia visto. Há um mês sem marcar, Pipico fez seu sexto gol na temporada no jogo contra o CSA, no Estádio do Arruda, no longínquo 10 de março. Já são quatro partidas sem estufar as redes adversárias.  

A fase do artilheiro preocupa especialmente pelo que vem acontecendo no gramado. Se até o jogo com o CSA, ele tinha os números de 2018, no último mês, o avançado não está conseguindo repetir o desempenho. Neste período, o Santa foi eliminado do Pernambucano pelo Afogados da Ingazeira, sofreu para se classificar nos pênaltis contra o CRB, pelas quartas de final da Copa do Nordeste e saiu atrás do ABC, após ser derrotado pelo clube potiguar por 1 a 0, na última quarta-feira. 

Pipico esteve em campo em 13 das 22 partidas disputadas pelo Tricolor do Arruda na temporada e marcou seis vezes, sendo o artilheiro do elenco coral em 2019, tendo média de 0,46 gol/jogo. Nos jogos em que o avançado marcou, a equipe coral não saiu derrotada, sendo dois triunfos e três empates.
 
A principal vítima do atacante é o Náutico, que já sofreu três gols em confrontos pela Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Um fato curioso é que o camisa 9 do Santa Cruz não marcou nenhuma vez no Campeonato Pernambucano, competição em que esteve em campo cinco vezes. 

Apesar disso, ao longo do jejum, o centroavante contribuiu nas decisões por pênaltis em que o Santa esteve envolvido no período. Converteu as duas cobranças nos jogos contra Afogados da Ingazeira, quando foi eliminado no Pernambucano, e contra o CRB, quando se classificou às semifinais da Copa do Nordeste.

Com o jogador em campo, o aproveitamento do Santa Cruz na temporada é de 46,1%, com quatro vitórias, seis empates e três derrotas. Atualmente, o atleta conta com o retrospecto de seis jogos consecutivos sem vencer, sendo o último triunfo em 2 de março, contra o Moto Club, pelo Nordestão, quando marcou o gol da vitória.

Analisando os números da temporada de maneira geral, o Santa Cruz tem nove vitórias, oito empates e cinco derrotas, dados que mostram um aproveitamento de 53,03%. Sem o camisa 9 em campo, o Tricolor tem nove jogos disputados, sendo cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. Subindo assim, o aproveitamento do número de pontos para 62,9% dos jogos.   

Campanha de 2018

Contratado pelo Tricolor do Arruda em 2018 para ser o homem-gol do clube coral na disputa da Série C, os números do jogador em sua primeira temporada no Santa Cruz são melhores aos apresentados atualmente. Em nove jogos disputados, o atacante estufou a rede por seis vezes, obtendo a excelente média de 0,75 gol/jogo. Quanto ao aproveitamento, o Mais Querido conseguiu 59,2% dos pontos disputados. O maior jejum do atacante no período foi de três jogos, entre a partida contra o Salgueiro, em 11 de agosto, e a decisão da vaga para a Série B, contra o Operário-PR, que ocorreu no dia 26 do mesmo mês.  

Gols de Pipico em 2019

Copa do Nordeste - 10.03 - Santa Cruz 1 x 1 CSA
Copa do Nordeste - 02.03 - Moto Club 0 x 1 Santa Cruz 
Copa do Brasil - 20.02 - Santa Cruz 1 (4) x (2) 1 Náutico*
Copa do Brasil - 14.02 - Sinop 1 x 2 Santa Cruz 
Copa do Nordeste - 09.02 - Náutico 2 x 2 Santa Cruz (2 gols) 
 
*Jogo decidido nos pênaltis