Santa Cruz

SANTA CRUZ

Em campo encharcado, Santa Cruz evita derrota contra Botafogo-PB no apagar das luzes

Com gols no final do jogo, Tricolor sai atrás no placar e vê o volante Charles empatar partida com chute de rara felicidade, em cobrança de falta

postado em 14/07/2019 20:14 / atualizado em 14/07/2019 20:57

<i>(Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto)</i>
Santa Cruz e Botafogo-PB se encontraram pela terceira vez no ano, pela 12ª rodada da Série C, no Arruda, neste domingo. E mais uma vez, o Santa Cruz não conseguiu vencer em casa. Em jogo bastante prejudicado pela chuva que encharcou o gramado, os dois times lutaram muito, mas o 0 a 0 insistiu em continuar. Até que aos 44 minutos do segundo tempo, o Botafogo-PB encaixou contra-ataque para abrir o placar. Porém, para manter a tradição do confronto em 2019, já no apagar das luzes, o volante Charles cobrou falta com violência e estufou as redes de Saulo. 

O empate foi muito ruim para a pretensão de ambos os times. A igualdade retirou a chance de ambos voltarem ao G4, fazendo com que times que estavam próximos como Confiança e Sampaio Corrêa abrissem vantagem. Além disso, em caso de vitória do Náutico, na segunda-feira, contra o líder Ferroviário-CE, as duas equipes perderam mais uma posição na tabela. 

O Santa Cruz chega a três jogos sem vencer e irá se preparar para enfrentar o Sampaio Corrêa, concorrente direto pelo G4, fora de casa, na próxima quinta-feira, às 20h. Já o Botafogo-PB recebe o ABC, no sábado, às 17h, em João Pessoa. 

O jogo

Com o gramado encharcado por causa do grande volume de chuva que caiu sobre o Recife durante o final de semana, o jogo no Arruda começou em ritmo lento. As duas equipes pareciam ter dificuldades em se adaptar ao piso da partida. Por isso, ambas iniciaram a primeira etapa se valendo das bolas paradas e dos lançamentos longos ao invés de trocarem passes. 

A dificuldade com o campo fez com que os primeiros minutos registrassem diversas jogadas ríspidas, que originaram dois cartões amarelos para o time do Santa Cruz antes dos 15 primeiros minutos. Em duas faltas duras, Augusto e Kadu foram advertidos, sendo que o do atacante foi o terceiro e ele não enfrentará o Sampaio Corrêa, para cumprir a suspensão automática.

Com o passar do tempo, o Santa Cruz se adaptou melhor ao gramado e começou a impor seu jogo. O time coral teve duas boas chances em sequência perto dos 20 minutos. Primeiro, Dudu fez excelente jogada e clareou para Pipico, que bateu e a bola foi defendida com os pés por Saulo. Menos de um minuto depois, após cruzamento interceptado pelo goleiro do Belo, Charles recebeu bola limpa, com o gol aberto e chutou para fora. 

No último terço do primeiro tempo, o Botafogo-PB cresceu. Especialmente, em jogadas protagonizadas por Marcos Aurélio. Aos 27, o camisa 10 do Belo tenta um sem-pulo para o gol, mas a bola é facilmente defendida por Anderson. Dois minutos depois, o experiente jogador bate falta perigosa e exige excelente intervenção de goleiro coral. Mesmo sem grandes chances no minuto final, o alvinegro continuou dominando as ações até o fim da primeira etapa, o que causou insatisfação e tímidas vaias direcionadas aos corais na saída de campo.

Segundo Tempo

Insatisfeito com o desempenho do Santa Cruz, o técnico Milton Mendes trouxe o time com duas modificações já nos vestiários. Peças que não tiveram bom desempenho no primeiro tempo, Daniel Costa e Augusto foram sacados para as entradas de Jailson e Misael. Porém, mesmo com as mudanças para tornar a equipe mais efetiva no ataque, quem primeiro chegou com perigo foi o Botafogo-PB, que em excelente cabeçada de Nando, forçou Anderson a fazer defesa muito bonita. 

Com as mudanças na linha ofensiva, o Santa Cruz passou a ter maior força de ataque, mas ainda assim sem poder de penetração. Aos 23, um lance polêmico chamou atenção. Após cruzamento pela esquerda, Pipico não alcança e Enercino cabeceia a bola para tirar, porém a bola resvala na mão do jogador do Botafogo-PB e jogadores e comissão técnica do Tricolor reclamaram muito. 

O Botafogo-PB, por sua vez, passou a marcar ainda mais forte atrás da linha da bola com o crescimento de produção coral. Por isso, a proposta do time paraibano mudou. O Belo passou a jogar buscando o contra-ataque para tentar abrir o placar. Em uma dessas chances, Marcos Aurélio tabelou com Nando e recebeu na entrada da área para arriscar um chute forte, que passou perto do gol de Anderson. 

Quando o jogo já se encaminha para mais 0 a 0, o terceiro entre os dois times na temporada, uma falha individual de Danny Morais, aos 44 minutos, gerou contra-ataque, em que Marcos Aurélio arrancou e achou Kelvin, que finalizou sem chances para o goleiro Anderson. Porém, o time coral não desistiu e foi recompensado. No último lance da partida, em uma falta bastante distante, o volante Charles acertou um chute fortíssimo e de rara felicidade para dar números finais ao placar.

Ficha do Jogo

Santa Cruz 1

Anderson; Marcos Martins, João Victor, Danny Morais e Cesinha; Charles, Kadu e Daniel Costa (Jailson); Augusto (Misael), Dudu (Warley) e Pipico. Técnico: Milton Mendes. 

Botafogo-PB 1

Saulo; Itaqui (Neílson), Lula, Fred e Enercino; Rogério, Marcos Vinícius (Juninho), Serginho (Kelvin), Marcos Aurélio e Clayton; Nando. Técnico: Evaristo Piza. 

Local: Estádio do Arruda, em Recife.
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Assistentes: Carlos Henrique Cardoso de Souza e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
Gols: Charles, aos 50’ do 2º tempo (Santa Cruz) e Kelvin aos 44’ do 2º tempo (Botafogo-PB).
Cartões amarelos: Augusto, Kadu, Charles (Santa Cruz); Itaqui, Kelvin (Botafogo-PB)
Público: 6.971 torcedores
Renda: R$ 55.498