Santa Cruz

SANTA CRUZ

Trunfo, bola parada se firma como jogada decisiva do Santa Cruz na campanha da Série C

Quase metade dos gols que o Tricolor fez na Terceirona surgiram em jogadas de escanteio, falta e pênalti, reforçando importância para o bom desempenho

postado em 23/10/2020 07:30 / atualizado em 23/10/2020 09:35

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)
Um dos grandes pontos fortes do Santa Cruz nesta campanha da Série C vem sendo o bom aproveitamento nas jogadas de bola parada. Gerando oito dos 17 gols que o Tricolor fez no campeonato, as cobranças de falta e escanteio viraram bola na rede em quase todos os jogos corais na Terceirona, sendo um elemento decisivo para o bom desempenho na tabela.

O bom aproveitamento no fundamento passa diretamente pelos bons batedores no elenco. Nomes como Didira, Leonan e Toty tem pé calibrado, ajudando Santa a liderar o grupo, com 24 pontos. Desses, 11 podem ser creditados à bola parada, que influenciaram os resultados de seis jogos, mais da metade do que o time fez até agora. Com isso, a bola parada pode ser considerada como uma das jogadas mais decisivas do Santa no campeonato.

O aproveitamento nesse tipo de jogada é uma característica do Santa antes mesmo da chegada de Martelotte. Com Itamar Schülle, esse fundamento foi fundamental para manter os bons resultados durante a má fase que viveu o setor ofensivo, que passou 11 jogos sem ver os atacantes marcarem um gol. Naquele recorte, defensores foram decisivos e a bola parada foi responsável por três dos sete gols corais na C.

Agora, com Martelotte e seu pensamento mais ofensivo, cinco dos dez gols vieram da bola parada. Com isso, em todos os jogos em que o Santa marcou, houve um gol dessa maneira.

Convertendo um gol após cruzamento em bola parada no último jogo, contra o Treze, o atacante Lourenço comentou sobre o aproveitamento. "É o treinamento. A gente vem treinando sempre essa questão da bola parada, tentando atacar o primeiro pau. Tive muita felicidade do primeiro homem perder a passada, não conseguir subir e eu conseguir desviar ela".

Quem também comentou foi o lateral Leonan, que cobrou escanteio para o gol de Pipico no jogo contra o Paysandu. "É uma coisa que decide jogo. É um detalhe que a gente tem que estar sempre ligado, não só a favor, mas também contra. É sempre bom ter bons batedores. O Didira também é, tanto que no outro jogo (contra o Ferroviário), acabou fazendo um gol de falta. Então a gente tem que trabalhar bastante nisso para ser um diferencial também".

OS GOLS DO SANTA NA SÉRIE C

Paulinho - Santa 3 x 2 Treze - Chute de fora da área
Chiquinho - Santa 3 x 2 Treze - Chute da grande área
*Toty - Santa 3 x 2 Treze - Pênalti
*William Alves - Botafogo/PB 1 x 2 Santa - Cruzamento (falta lateral)
Didira - Botafogo/PB 1 x 2 Santa - Chute da grande área
*Denilson - Santa 2 x 0 Imperatriz - Sobra após escanteio
Chiquinho - Santa 2 x 0 Imperatriz - Chute da grande área
*Elivelton - Santa 1 x 0 Remo - Cruzamento (escanteio)
*Mayco Félix - Santa 3 x 3 Jacuipense - Cruzamento (escanteio)
Mayco Félix - Santa 3 x 3 Jacuipense - Cruzamento (bola aérea)
Toty - Santa 3 x 3 Jacuipense - Cruzamento (bola aérea)
Pipico - Ferroviário 1 x 3 Santa - Cruzamento
*Didira - Ferroviário 1 x 3 Santa - Cobrança de falta
Willian Machado (contra) - Ferroviário 1 x 3 Santa - Cruzamento
Pipico - Santa 2 x 1 Paysandu - Cruzamento (bola aérea)
*Pipico - Santa 2 x 1 Paysandu - Cruzamento (escanteio)
*Lourenço - Treze 0 x 1 Santa - Cruzamento (falta lateral)