Santa Cruz

COPA DO BRASIL

Embalado, América recebe o Santa Cruz por classificação na Copa do Brasil

Coelho chega para confronto no torneio mata-mata invicto em 2023 e após vitória sobre o rival Cruzeiro na semifinal do Campeonato Mineiro

postado em 14/03/2023 04:00 / atualizado em 13/03/2023 19:06

(Foto: Felipe Soares/América)
 
Embalado e invicto na temporada, o América enfrenta o Santa Cruz-PE nesta terça-feira (14/3), às 21h30, em busca da classificação para a terceira fase da Copa do Brasil. No Independência, o Coelho também tenta embolsar mais R$ 2,1 milhões.
 
 

O clube mineiro já garantiu R$ 3,1 milhões com a participação no torneio nacional. Na primeira fase, o time levou alguns sustos no empate em 1 a 1 com o Tocantinópolis, fora de casa, mas avançou devido a melhor classificação no ranking da CBF.

Agora, América e Santa Cruz não têm mais vantagem do empate. Em caso de igualdade no placar, o classificado para a próxima etapa será decidido nos pênaltis. 

O América vem de vitória convincente por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, no sábado. O triunfo deixou o Coelho com boa vantagem na semifinal do Campeonato Mineiro: pode perder por até dois gols de diferença que ainda vai à final. 

Após o clássico, o técnico Vagner Mancini analisou o Santa Cruz. Para ele, o time pernambucano não terá medo de atacar no Horto. 

"O Santa Cruz tem um time forte, rápido. Não é muito um time de posse de bola. É um time que tenta chegar em velocidade", iniciou Mancini.

"Não acho que o Santa vai vir aqui só para se defender, porque todo mundo tem um objetivo muito grande de chegar à terceira fase. É um jogo simples, são 90 minutos que qualquer vacilo pode te custar caro. Então, é importante que você desde o começo da partida brigue pela vitória", completou.

Apesar da vitória no Estadual, o treinador pode poupar alguns atletas, casos do lateral-direito Arthur, do lateral-esquerdo Nicolas, do volante Alê e do atacante Aloísio. Nas vagas, a tendência é que Nino Paraíba, Marlon, Lucas Kal e Wellington Paulista ganhem novas oportunidades. 

O único desfalque da equipe é o zagueiro Éder, com incômodo na coxa direita. Com isso, Iago Maidana e Ricardo Silva devem ser mantidos na zaga, mas Danilo Avelar também aparece como opção.

Momento do rival

 
(Foto: Divulgação/Santa Cruz)
 
 
O Santa Cruz não vive uma boa temporada e chega para o confronto com o América após derrotas nos dois últimos jogos, para Ferroviário (2 a 1) e Sport (2 a 0). Após a derrota para o Leão do Norte fora de casa, no sábado, o técnico Ranielle Ribeiro frisou a importância do psicólogo da equipe. 

"Temos que digerir esse resultado o mais rápido possível e focar na terça-feira. Para recuperação física e fisiológica tem jeito, existe tecnologia para isso, o que precisamos é recuperar o mental", afirmou.

Os resultados negativos deixaram o Santa Cruz em situação delicada nas competições. Na Copa do Nordeste, a equipe é a quinta colocada do Grupo B e não se classificaria para as quartas de final neste momento.

No Campeonato Pernambucano, ocupa a nona posição e tem apenas três pontos a mais do que o Íbis, primeiro time na zona de rebaixamento. Em 2023, são 18 jogos, com seis vitórias, nove empates e três derrotas. Foram 23 gols feitos e 19 sofridos. 

O Santa Cruz se classificou na Copa do Brasil após eliminar outro time mineiro na primeira fase, o Democrata-GV. No Mamudão, em Governador Valadares, a Pantera vencia por 1 a 0 até os 49 minutos do segundo tempo, quando Pipico marcou o gol do empate e garantiu a classificação dos visitantes

Buscando repetir o feito fora de casa, o time pernambucano não tem nenhum desfalque. A tendência, no entanto, é que o meia Chiquinho ganhe a vaga de Maranhão no time titular. 

América x Santa Cruz


América
Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Iago Maidana, Ricardo Silva e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Benítez; Matheusinho, Felipe Azevedo e Wellington Paulista
Técnico: Vagner Mancini

Santa Cruz
Michael; Jefferson Feijão, Ítalo Melo, Alemão e Marcus Vinícius; Arthur Santos, Daniel Pereira e Felipe Gedoz; Lucas Silva, Chiquinho (Maranhão ou Gabriel Yanno) e Pipico
Técnico: Ranielle Ribeiro

Motivo: segunda fase da Copa do Brasil de 2023
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: 14 de março de 2023 (terça-feira), às 21h30

Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA-SC)
Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Bruno Muller (SC)
Transmissão: Amazon Primetempo real do Superesportes