Santa Cruz

Arruda

A arte de saber mudar

Técnico Vica vem promovendo alterações no time de acordo com os adversários

postado em 14/11/2013 10:28 / atualizado em 14/11/2013 10:49

João de Andrade Neto /Esportes

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Não é exagero afirmar que a “virada” do Santa Cruz na Série C aconteceu após a chegada do técnico Vica. E a diferença para o antecessor Sandro Barbosa não está apenas nos números da campanha (72,2% de aproveitamento contra 51,5%). Se o ex-treinador primava por repetir sempre a mesma escalação, independentemente do adversário, o atual comandante coral procura armar a equipe de acordo com a situação, invariavelmente alterando o esquema tático. Para a partida de volta da semifinal, domingo, contra o Luverdense, Vica mexerá no time. Por opção.

Mesmo sem ter perdido nenhum jogador por lesão ou suspensão após o jogo, o técnico tricolor testou ontem a equipe na formação 4-5-1, com a entrada de Renatinho no meio de campo e o artilheiro André Dias sendo a única referência no ataque. Com isso, Flávio Caça-Rato voltou a trabalhar entre os reservas. Foi jogando assim que a equipe construiu os dois gols da vitória por 2 a 0, em Lucas do Rio Verde.

Essa não será a primeira vez que Vica vai utilizar esse esquema tático no Santa Cruz. A última havia sido na derrota por 2 a 0 para o Fortaleza, fora de casa, na 13ª rodada. Antes, a formação também foi utilizada na vitória por 3 a 1 sobre o Cuiabá, a primeira do clube como visitante na Série C. No comando dos corais, Vica também já armou a equipe com três zagueiros ou no tradicional 4-4-2, utilizando tanto dois meias como três volantes.

A utilização de vários esquemas táticos consequentemente resulta em uma maior rotatividade de jogadores. Apesar de manter uma base, ao todo 21 atletas já começaram pelo menos uma das 12 partidas, como titulares, sob o comando de Vica. O que não é visto como problema pelos atletas.

“Isso motiva todo mundo. Até quem não estava sendo relacionado, como foi o caso do Everton Heleno (que foi titular em quatro jogos com Vica). Ele ganhou uma moral a mais”, afirmou Renatinho. Para a partida contra o Luverdense, os 11 titulares escolhidos devem ser: Tiago Cardoso; Oziel, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Dedé, Natan, Raul e Renatinho; André Dias.