Santa Cruz

SANTA CRUZ

Em tempos de crise na defesa, ataque do Santa Cruz não pode descuidar contra o América-RN

Corais encaram potiguares às 16h20 deste sábado, na Arena das Dunas

postado em 02/08/2014 08:00 / atualizado em 02/08/2014 13:01

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press.
Treinos exclusivos à defesa. Conversas cheias de delongas com os jogadores do setor. Mudanças de peças. As atenções de Sérgio Guedes durante a semana livre de treinos acabaram sendo praticamente dedicadas à retaguarda. Foram trabalhos insólitos. Embora necessários. Aguarda-se uma resposta agora. Do meio para a frente, porém, o time vive uma situação antagônica. O sistema ofensivo é eficiente. Fez 17 gols em 16 jogos na Série B. Precisa se manter na mesma marcha. Sem descuidar. Neste sábado, os homens de frente esperam uma evolução dos defensores. Na verdade, um trabalho em conjunto mais harmonioso com eles. Às 16h20 de hoje, na Arena das Dunas, contra o América-RN, carregam consigo a teórica incumbência de levar o Santa Cruz à primeira vitória no Brasileiro no pós-Copa. Fazer gols que levarão a um cessar na pressão.

Titulares da linha de frente do Santa Cruz na partida diante dos potiguares, Danilo Pires, Carlos Alberto, Pingo e Léo Gamalho foram quase preteridos por Sérgio Guedes na semana. Mesmo com três últimos passando por problemas clínicos, Guedes preferiu não testar tantas alternativas ao quarteto ofensivo. Só forçadamente, por causa das ausências do trio em alguns treinos. Foram preteridos também pela própria imprensa. As raras entrevistas deles eram pautadas quase sempre por perguntas sobre a crise da defesa. Chegam ao jogo sem o peso dos companheiros de trás. No entanto, imbuídos de uma evidente solidariedade. Esperam saber dosar as suas funções ofensivas com ajuda aos defensores.

“Nós temos as nossas obrigações na frente, mas todos os jogadores têm que ajudar na marcação. Sabemos a nossa função tática dentro de campo. Desde Léo Gamalho até Tiago (Cardoso), todos têm que ficar ligado para esses gols não acontecerem”, disse Carlos Alberto - já 100% recuperado de incômodo na coxa que o tirou do jogo passado e do treino de terça. “Não tem como falar que a zaga perdeu e o ataque ganhou. É todo mundo se ajudando”, acrescentou o meia.
Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press.

Depois de ter quebrado o seu jejum de gols na Série B, Léo Gamalho endossa o discurso. Artilheiro do Tricolor na temporada com 17 gols, prefere não exaltar a sua condição de goleador diante do cenário que envolve o time na Série B. “Não dá para apontar o dedo para ninguém. Eu, os jogadores de ataque, também temos culpa pelos gols que sofremos. Não nos eximimos disso. Quero voltar a ganhar e continuar fazendo gols. Mas não adianta ser artilheiro e não vencer. Não quero ser o artilheiro das derrotas, quero ser o das vitórias”, relatou o camisa 9, ausente de dois das cinco trabalhos da semana devido a virose e gastroenterite.

O time

São quatro mudanças no Santa Cruz em relação ao time que perdeu do Ceará na última rodada. Dois jogadores retornam. Recuperados de um incômodo na coxa e de uma virose, respectivamente, Carlos Alberto e Pingo tomam o posto de Wescley e Keno. As outras duas mudanças são para ajustar a defesa. Técnicas. Na zaga, Guedes acionou Marllon no lugar de Renan Fonseca. Everton ganhou o posto de Memo na cabeça de área.


América de Natal
Os dois volantes titulares do time potiguar acabaram virando dúvida para o técnico Oliveira Canindé durante a semana. Mas foram liberados pelo departamento médico e vão jogar. Márcio Passos sofria com dores no tornozelo. Fabinho tinha um incômodo dedão do pé direito. Quem segue fora é o atacante Max, machucado na região abdominal. O América, no entanto, aposta no também atacante Rodrigo Pimpão como trunfo. O jogador é o vice-artilheiro desta Série B do Brasileiro, com sete gols feitos até aqui. O Dragão ainda não perdeu depois da pausa para a Copa do Mundo e briga para ingressar no G4 da competição já nesta rodada.

América/RN
Fernando Henrique; Marcelinho, Cléber, Roberto Dias e Wanderson; Márcio Passos, Fabinho, Val e Jefferson; Rodrigo Pimpão e Isac. Técnico: Oliveira Canindé.

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Tony, Everton Sena, Marllon e Renatinho; Sandro Manoel, Everton, Danilo Pires e Carlos Alberto; Pingo e Léo Gamalho. Técnico: Sérgio Guedes.

Estádio: Arena das Dunas (Natal-RN)
Horário: 16h20
Árbitro: Paulo Godoy Bezerra-SC
Assistentes: Helton Nunes-SC e Ivaney Alves de Lima-SE