Santa Cruz

SANTA CRUZ

Zalgiris tem hegemonia nacional, mas perdeu dois jogos no Brasil antes de encarar o Santa

Bicampeão nacional, time da Lituânia já perdeu para Goiás e Gama

postado em 21/01/2015 11:56 / atualizado em 21/01/2015 17:45

Thaís Lima /Especial para o Diario

zalgiris-vilnius.lt/divulgação
Quando a diretoria do Santa Cruz anunciou que faria um amistoso, no dia 22 de janeiro, contra um time europeu, imediatamente parte da imprensa acreditou que se tratava da equipe ucraniana Shakhtar Donetsk. Engano. Ao contrário do que se esperava, ficou definido que o adversário do Santa Cruz seria o Zalgiris Vilnius, da Lituânia. Desconhecido do grande público brasileiro, a equipe se aventura em solo nacional. Confira alguns detalhes.

Títulos
Bicampeã nacional, a equipe alviverde vem se destacando na Lituânia. O time comandado pelo técnico Marek Zub tem cinco títulos da primeira divisão - três na década de 90 e os outros dois nas duas últimas temporadas. Ostenta ainda sete taças da copa do país e duas supercopas. Nesta temporada, disputará pela segunda vez a fase playoff da Liga Europa. Na primeira, em 2013/2014, acabou sendo goleado pelo austríaco Red Bull Salzburg por 7 a 0, no placar agregado. Participou também da fase classificatória da Champions League três vezes. A derradeira, no ano passado, foi eliminado pelo Dínamo Zagreb, da Croácia.

Agenda no Brasil
Ainda este ano, a equipe do leste europeu, decidiu, assim como o Shakhtar Donetsk, fazer parte da sua intertemporada no Brasil. Nas duas partidas que disputou no país, contra Gama e Goiás, o time verde e branco foi derrotado por 2 a 0. Os próximos adversários são, além do Santa Cruz, Ypiranga-RS, Caxias-RS e Vila Nova-GO.

Mudança de temperatura
Nas partidas que já disputou no Brasil, o elenco do Zalgiris sofreu com o calor típico do verão do país. Acostumado com temperaturas abaixo de zero na Lituânia nesta época do ano, o time vem encontrando dificuldades para impor seu ritmo nas partidas.

No primeiro jogo do Zalgiris no país, na partida contra o Goiás, o cansaço pelo calor nada familiar aos jogadores era evidente. Depois de conseguir equilibrar a partida no primeiro tempo, os estrangeiros acabaram cedendo na etapa complementar. Contra o Goiás, na última terça-feira, a história não foi diferente. Os visitantes foram derrotados novamente com dois gols do time brasileiro, também no segundo tempo.

Com a chegada no Recife nesta quarta-feira, os lituanos devem enfrentar uma calor de até 32º, temperatura que, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, a Apac, deve ser a mesma no dia da partida contra o Santa Cruz.

 

Brasileiros do time
O atacante do Zalgiris Vilnius, Adi Rocha, maranhense, de 29 anos, passou por alguns clubes brasileiros como Mirassol-SP e Nacional-SP antes de deixar o Brasil para construir uma carreira no exterior. O jogador atuou pelo LASK Linz e Austria Kärnten, da Áustria, Concordia Chiajna e Steaua Bucaresti, da Romênia, Gamba Osaka, do Japão, até chegar à Lituânia. O jogador brasileiro acertou com o time do Zalgiris em julho do ano passado, mas, apesar de ter atuado em apenas três partidas, conseguiu se destacar marcando três gols pela equipe verde e branca e foi campeão nacional.

Além do atacante, outro brasileiro foi recém-contratado pelo clube lituano. O meia Elivelto Ribeiro Dantas, de 23 anos, atuava pelo Ekranas, também da Lituânia, chegou para ajudar o ataque, já que atua como meia ofensivo. Em 2014, o jogador marcou 13 gols em 29 jogos pelo Ekranas. Elivelto já atuou pelo Cabofriense-RJ e também jogou nas divisões de base do Flamengo.

Time do Zalgiris
Saulius; Andro, Algis (Mantas), Artak (Aldas), Youri; Paulius, Linas (Jakubas), Arturas (Justas), Semis (Georgas); Kristis (Vytautas) e Adi Rocha (Darius). Técnico: Marek Zub