Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz enfrenta Zalgiris Vilnius em teste para o Clássico das Multidões no Pernambucano

Corais enfrentam lituanos a partir das 20h, no estádio do Arruda

postado em 22/01/2015 08:10 / atualizado em 22/01/2015 13:29

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Julio Jacobina/DP/D.A Press
Pouco se sabe como o repaginado Santa Cruz irá se comportar em campo nesta temporada. Mas, a partir das 20h desta quinta-feira, um esboço do novo time coral será, enfim, mostrado à torcida. No Arruda, o Tricolor tem o seu primeiro teste, de fato, em 2015. Recebe o Zalgiris Vilnius, da Lituânia. Um clube modesto do Leste Europeu. A pompa de um amistoso internacional serviu de chamariz para os torcedores. Quando a bolar rolar no Arruda, porém, todos eles estarão mais preocupados em saber se, às vésperas do início do Campeonato Pernambuco, o grupo montado estará preparado para a estreia no clássico contra o Sport, já em 1º de fevereiro.

Desde quando começou a trabalhar com os atletas, no início do mês, Ricardinho só deu dois sinais de como deverá escalar o Santa. O primeiro foi no jogo-treino contra o amador Agap, em Chã Grande, na última segunda-feira. Apesar de ter vencido por 4 a 0, conclusões sobre a eficiência da equipe não puderam ser tiradas por conta da extrema fragilidade do adversário. Nessa quarta-feira, Ricardinho promoveu o seu primeiro coletivo.

O técnico manteve praticamente a a mesma escalação do jogo-treino - num 4-4-2 que varia para o 4-3-3 com as investidas do meia Thiaguinho ao ataque. As únicas mudanças foram na retaguarda. Everton Sena acabou sendo acionado no posto de Alemão, que se recondiciona fisicamente. O prata da casa será, portanto, acionado contra o Zalgiris. Outra alteração promovida na movimentação foi no gol. Bruno, que estava com dores musculares, foi titular.

Ricardinho ainda pondera. Admite que falhas ainda podem ser mostradas no começo da temporada. “Uma equipe de futebol você não monta em uma semana, em um mês. Erros vão acontecer. É preciso que haja um encaixe na parte física, técnica e tática", disse. Projeta evolução com o tempo e com mais reforços. Contudo, conta que desde já vai prezar pela ofensividade. "Gosto de equipes que cheguem a frente. Com três, quatro jogadores. É necessário defender bem, mas atacar melhor ainda”. Depois de enfrentar o Zalgiris, o Santa volta a entrar em campo no próximo domingo. Enfrenta o Campinense-PB, em mais um amistoso no Arruda.

Santa Cruz
Bruno (Fred); Nininho, Everton Sena, Danny Morais e Léo Veloso; Edson Sitta, Bileu, Pedro Castro e Thiaguinho; Waldison e Betinho. Técnico: Ricardinho.

Zalgiris Vilnius
Klevinskas; Yedigaryanas, Kerla, Freidgeimas e Švrljuga; Kendišas, Pilibaitis, Lukša, Nyuiadzi; Elivelto e Adi Rocha. Técnico: Marek Zub.

Local: Arruda (Recife-PE)
Horário: 20h
Árbitro: Anderson Freitas/PE
Assistentes: Clóvis Amaral/PE e Renato Chianca/PE
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (sócio, estudantes, idoso e conselheiros)