Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz visita o Vasco pela Copa do Brasil, prioridade em detrimento da Sul-Americana

Às 21h45, em São Januário, Tricolor tenta também segunda vitória seguida após ter batido o Internacional no último domingo, pela Série A do Brasileiro

postado em 13/07/2016 08:30 / atualizado em 13/07/2016 08:38

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
Salvar-se do rebaixamento à Série B é, declaradamente, o principal objetivo do Santa Cruz na temporada 2016. Mesmo imerso nesta batalha contra a queda, a Copa do Brasil não deixou de ser prioritária para a diretoria do Tricolor. Aliás, bem longe disso. O primeiro de dois confrontos eliminatórios com o Vasco da Gama, válido pela terceira fase do torneio nacional, está marcado para as 21h45 de hoje, em São Januário. À parte o planejamento estratégico da cúpula do clube, uma vitória nesta noite sobre os cruzmaltinos tem ainda o poder de elevar o moral da equipe do técnico Milton Mendes na sequência do Brasileirão.

A direção do Santa prioriza a Copa do Brasil em detrimento até de uma inédita participação inédita da equipe na próxima Sul-Americana (uma vez que se passar desta etapa do torneio nacional se perde automaticamente o direito de disputar a competição continental). Veredito dado apesar de Mendes ser ainda evasivo em relação a esta escolha. Ciente do retorno financeiro que o mata-mata nacional pode render, crente na conquista de um título e ainda contando com a possibilidade de disputar a Sula em 2017, a direção coral encara o duelo com o Vasco como mais uma “decisão” no ano.

O Santa já arrecadou R$ 1,56 milhão nesta Copa do Brasil. Em caso de nova classificação, o time pernambucano receberia mais R$ 840 mil. Dinheiro bem-vindo aos cofres do clube, que tem ainda os valores das cotas de televisão, a sua principal receita, retidas na Justiça do Trabalho. O contexto histórico também dá mais contornos de importância para a partida frente ao Vasco. Caso desbanque a equipe carioca, o Tricolor iguala os seus melhores desempenho no torneio (em 21 participações, chegou nas oitavas de final sete vezes: 1990, 1991, 1994, 1997, 2004, 2005 e 2010).

Se for eliminado nesta terceira fase, por outro lado, haverá “consolo” de disputar a Sul-Americana. Embora não tenha esclarecido se prioriza a Copa do Brasil em relação à Sula, Mendes garante ao menos foco no confronto com o Gigante da Colina, a quem trata como um adversário complicado de ser batido em casa. ”Jogar em São Januário perante o torcedor do Vasco, uma equipe bem treinada, bem forte, se torna difícil. É um jogo de 180 minutos e vamos usar a nossa estratégia”, pontuou.

A busca por um resultado positivo no Rio de Janeiro se torna ainda mais importante, visto que pode dar ainda mais confiança para o time no restante da Série A. Segundo Milton Mendes, o 1 a 0 aplicado no Internacional, no último domingo, no Arruda, já foi capaz de tranquilizar o elenco. Um novo triunfo deixaria o ambiente no clube ainda mais favorável “Lógico que agora com a vitória ficamos mais tranquilos, as coisas tendem a ficar mais calmas. Vamos jogar a Copa do Brasil e esperamos um jogo difícil, mas estamos preparados.”

Adversário
Com as voltas de Leandrão, Jorge Henrique e Jomar (que estavam suspenso, com amigdalite e lesionado no joelho, respectivamente), o treinador Jorginho confirmou força máxima no Vasco para enfrentar o Santa Cruz. Líder da Série B e tratando a Copa do Brasil como “a cereja do bolo” deste ano, o comandante cruzmaltino terá só três desfalques: Eder Luis (com dores musculares), Rafael Marques (que não está inscrito no torneio) e Fellype Gabriel (em processo de recondicionamento físico).   

Vasco da Gama
Martín Silva; Mádson, Luan, Rodrigo e Júlio César; Marcelo Mattos, Henrique, Andrezinho e Nenê; Leandrão e Talles (Jorge Henrique). Técnico: Jorginho.

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Léo Moura, Neris, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correia, Marcílio (Derley), João Paulo, Keno e Arthur; Marion (Grafite). Técnico: Milton Mendes.

Estádio:
São Januário (Rio de Janeiro-RJ). Horário: 21h45. Árbitro: Joélson Nazareno Ferreira Cardoso (PA). Assistentes: Hélcio Araújo Neves (PA) e Luiz Antônio Barbosa (MG).