Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz tenta desbloqueio das cotas de tv e pretende viabilizar vinda de mais reforços

Presidente do clube, Alírio Moraes, também espera evitar novas dívidas e tem até 1º de agosto para apresentar certidões negativas de débito e seguir no Profut

postado em 20/07/2016 19:51 / atualizado em 20/07/2016 19:54

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Julio Jacobina/DP
Há quase um mês, o Santa Cruz não dispõe da sua principal fonte de renda. Por causa de dívidas do passado, as cotas de televisão acabaram sendo bloqueadas na Justiça de Trabalho. Mas o clube pretende resolver o imbróglio até o início da próxima semana. O intuito é dar uma melhor saúde financeira ao Tricolor, que precisa quitar outros vencimentos. Além disso, viabilizar a vinda de novos reforços para a sequência da Série A do Brasileiro.

O presidente Alírio Moraes diz que o clube está conversando com os credores envolvidos para renegociar as dívidas que levaram à retenção do dinheiro proveniente da tv. O prazo dado pelo mandatário para a resolução do assunto é terça-feira. “Até segunda-feira ou terça, a intenção é liberar a conta do clube. Eles bloqueiam a cota de tv e a nossa conta bancária. São processos trabalhistas antigos e estamos agora negociando diretamente com as partes envolvidas e os seus advogados. Acho que estamos chegando a um entendimento”, declarou o mandatário.

Assim que o assunto for resolvido, uma das prioridades é quitar salários de parte dos funcionários do clube (os dos jogadores estão em dia). Segundo o presidente, o depósito do dinheiro atrasado na conta deles deve acontecer até a sexta-feira da próxima semana. O desbloqueio ainda possibilitará a chegada de novos jogadores ao elenco. O Santa freou as contratações após acertos, entre 21 de junho até 15 de julho, com  sete nomes: Wellington, Luan Peres, Marcinho, Marion, Derley, Jadson e Danilo Pires. Até agora, um total de 12 peças foi trazida para a disputa da Série A do Brasileiro.

“Reforços vão acontecer por necessidade, mais de forma mais pontual. Estamos discutindo alguns nomes, conversando, em processo de negociação com os clubes e com os próprios atletas. Mas não vou fechar sem estar com essa parte da folha administrativa organizada no clube”, pontuou o mandatário.

Evitar mais dívidas

A fim de evitar o acúmulo de mais dívidas, o clube precisa mostrar a sua viabilidade. Não deseja ser excluído do Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro, o Profut, que ajuda o Tricolor a quitar vencimentos com a União. Para isso, tem até 1º de agosto para apresentar certidões negativas de tributos federais, FGTS, INSS e de demandas com a Justiça do Trabalho e com a Prefeitura do Recife.

“Já fizemos praticamente todo o saneamento da parte federal, já temos a certidão do FGTS e a regularidade dos tributos federais. Estamos tirando até segunda-feira a do INSS e também a certidão do município. Com essa certidões em mãos, a gente pretende realmente provar perante à CBF que o clube e está trabalhando dentro do regramento do Profut”, falou Moraes.