Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz ainda busca reforços, mas precisa melhorar aproveitamento nas contratações

Dos 13 jogadores trazidos para a disputa da Série A, apenas dois são considerados titulares; com Doriva, prioridade é zagueiro, lateral esquerdo, meia e atacante

postado em 30/08/2016 08:15 / atualizado em 30/08/2016 08:24

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Rubens Chiri/saopaulofc.net
A apenas 16 rodadas do fim da Série A, o Santa Cruz ainda busca reforços. E não são poucos. Quatro peças são as prioridades do técnico Doriva: um zagueiro, um lateral esquerdo, um meia, além de um atacante. Com um time imerso na zona de rebaixamento e em estado de letargia, o treinador e a diretoria vão precisar ser certeiros nas suas indicações. Dos reforços que foram trazidos para a disputa do Brasileirão, só dois, hoje, são considerados titulares. Se as próximas contratações forem no nível das que vieram até aqui, certo é que o Tricolor estará mesmo fadado ao fracasso na temporada.

Treze jogadores chegaram no Arruda para jogar a Primeira Divisão. Todos indicados pelo ex-técnico coral Milton Mendes. Deles, somente Derley e Matías Pisano figuram na equipe ideal de Doriva (Luan Peres também vem jogando, mas é reserva de Neris - machucado na coxa direita). O aproveitamento baixo nas contratações é confirmado com mais um dado. Desses nomes trazidos à época do antigo comandante, quatro já foram desligados (Bolaño, Fernando Gabriel, Everaldo e Marcinho).

Segundo informações de bastidores apuradas pela reportagem, o lateral esquerdo Roberto também iria deixar o clube, sendo devolvido ao Atlético-PR. No entanto, a lesão no tornozelo sofrida pelo titular Tiago Costa, que só voltará a atuar em 2017, acabou adiando a saída. Pelo menos até a chegada de outro nome para a posição. Todos os outros nove atletas do time principal, ou já estavam no clube (caso de Tiago Cardoso), ou foram contratados na era de Marcelo Martelotte, entre junho de 2014 e março deste ano.   

O desacerto nos reforços foi justificado pela falta de dinheiro. De junho a agosto, o clube teve a sua principal receita, as cotas de televisão, retida na Justiça do Trabalho. O que não exime Mendes de culpa em suas sugestões, tratadas como planos B ou C. Apesar de a direção agora contar com esse dinheiro desbloqueado, não significa que terá mais facilidade para contratar. Após o tempo perdido, o mercado se tornou ainda mais escasso e inflacionado. A janela para transferências internacionais já se fechou. Para completar, como a equipe está fadada à queda, muitos atletas não têm visto com bons olhos um contrato com o Santa.

A diretoria está limitada a jogadores de divisões inferiores, sem contrato ou que não tenham feito ainda sete jogos na Série A. “Vivenciamos uma situação difícil financeiramente. O torcedor cobra, mas temos nossas limitações. Vamos conseguir dar essa resposta ao Doriva. Temos limitação até porque só podemos trazer quem se adeque ao nosso lado financeiro”, destaca o vice-presidente, Constantino Júnior.

De quebra, a cúpula tricolor pode ter gasto todas as suas munições para pedir empréstimos de atletas a outros clubes da elite. A CBF estipula que cada agremiação possa receber a cessão de cinco peças da mesma divisão. O problema é que o Santa já tem exatamente essa quantidade em seu elenco: Wellington (Palmeiras), Roberto (Atlético-PR), Marion (Atlético-MG), além de Matías Pisano e de Uillian Correia (Cruzeiro). Para trazer o meia Daniel, do São Paulo, o clube coral mandou um ofício para a entidade máxima do futebol nacional para esclarecer se ainda é possível realizar a operação, já que Uillian Correia chegou antes do início do Brasileiro.

Contratações em 2016
26


Com Marcelo Martelotte
13

Pedrinho Botelho, Dedé, Edson Kölln, Tiago Costa, Arthur, Lucas Ramon, Keno, Ítalo Borges, Wallyson, Leandrinho, Leonardo, Uillian Correia e Léo Moura.

*6 foram desligados (Pedrinho Botelho, Dedé, Lucas Ramon, Ítalo Borges, Leonardo e Leandrinho).

 

Com Milton Mendes
13

Bolaño, Fernando Gabriel, Roberto, Everaldo, Mário Sérgio, Marcinho, Marion, Derley, Wellington, Luan Peres, Jadson, Danilo Pires e Pisano.

*4 já foram desligados (Bolaño, Fernando Gabriel e Everaldo, Marcinho)