Santa Cruz

SANTA CRUZ

Em alta em jogos de 'mata-mata', Bruno Moraes tem pouca ambição por vaga no Santa Cruz

Autor de gols decisivos nos duelos eliminatórios e responsável por classificação na Sul-Americana, "General" prefere valorizar titular Grafite, que não rende

postado em 02/09/2016 09:00 / atualizado em 02/09/2016 09:24

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
Duelos de “mata-mata” têm sido sinônimo de gols para Bruno Moraes nesta temporada. Já foram seis feitos pelo atacante nos confrontos eliminatórios de 2016. O último, o da classificação para a fase internacional da Copa Sul-Americana - na vitória por 1 a 0 sobre o Sport, na Arena de Pernambuco. O alto rendimento dele em partidas desta natureza não tem uma explicação lógica. Mas o retrospecto, de alguma forma, pode animar o Santa Cruz na sequência da competição continental e, porque não também, no Brasileiro. Ainda mais agora, com o Grafite sem fazer gols há 11 jogos no ano e vivendo a sua maior seca no clube. O “General”, no entanto, tem pouca ambição pela titularidade no lugar do veterano.

Bruno Moraes ainda não balançou as redes na Série A - contra oito já marcados por Grafite no campeonato. Em partidas de pontos corridos, a média de gols do “General” não tem sido boa. Quadruplica, entretanto, quando atua em jogos de eliminação. A primeira vez que o centroavante de 27 anos balançou as redes nestes duelos de playoff foi na primeira final da Copa do Nordeste, ainda em abril. Diante do Campinense, no Arruda, acabou sendo acionado ao 37 minutos do segundo tempo no lugar de Leandrinho e deu o gol da vitória, aos 47 (o 1 a 1, em Campina Grande, garantiria depois o inédito título regional aos corais).

No último Clássico das Multidões, Moraes saiu novamente do banco de reservas para fazer o Santa Cruz despachar mais um adversário em “mata-mata”. Na Copa do Brasil, embora o Tricolor tenha parado no Vasco da Gama, foram quatro gols feitos pelo jogador - todos como titular da equipe. Fez o tento solitário da classificação na primeira fase, diante do Rio Branco-ES; os dois no 2 a 0 aplicado no Vitória da Conquista, na etapa seguinte, além de mais outro na eliminação para os cruzmaltinos.              

O “General” agora cobiça fazer gols também no Brasileiro. Justifica o “jejum” no nacional ao afirmar que faltou apenas a bola chegar nele. “Não tive oportunidades. Ontem (na última quarta), estive bem posicionado.” Empurrou a bola para o fundo das redes do Sport à la Ronaldinho Gaúcho, virando o rosto para o lado oposto. “Bati consciente. Só dei uma olhadinha para saber se a marcação estava chegando. Tem que ficar ligado”, explicou a personificação da “marra” do ex-camisa 10 da Seleção Brasileira.

Fato é que Bruno Moraes está em alta depois do gol na Sula. Ainda assim, ele está longe de achar que vai tomar a vaga de Grafite no time. Mesmo com o titular numa fase infrutífera, prefere valorizar o camisa 23 e se contenta mesmo na mera condição de substituto. “Ser titular nunca me preocupou. (A reserva) não é algo que me incomoda, nem almejo ser titular. Grafite não está fazendo os gols, mas está ajudando. O gol vai sair. Ele é um ídolo”, afirmou. “No meu contrato não consta que vim para ser titular”, endossou.

Bruno Moraes em 2016

Jogos valendo pontos


18 Jogos (9 na Série A + 5 no Pernambucano + 4 no Nordestão)

2 Como titular (1 na Série A + 1 no Nordestão)

2 Gols(1 no Pernambucano + 1 no Nordestão)

0,1 Gol por jogo

Jogos "mata-mata"

14 Jogos (4 no Pernambucano + 4 no Nordestão + 5 na Copa do Brasil + 1 na Sul-Americana)

6 Como titular (1 Nordestão + 5 Copa do Brasil)

6 Gols (1 Nordestão + 4 Copa do Brasil + 1 Sul-Americana)

0,4 Gol por jogo

Total
:
32 Jogos/8 Como titular/8 Gols/ 0,25 Gol por jogo