Santa Cruz

SANTA CRUZ

Saldar dívidas com o elenco é prioridade do Santa Cruz em detrimento de novas contratações

Clube espera viabilizar pagamentos dos jogadores nesta semana para intensificar negociações com novas peças; prazo para trazer reforços é próximo dia 16

postado em 06/09/2016 15:35 / atualizado em 06/09/2016 17:31

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Julio Jacobina/DP
Os times da Série A só serão permitidos a fazer contratações até 16 setembro, conforme norma da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O prazo final se aproxima e até agora não assinou nenhum dos reforços pedidos pelo técnico Doriva, que solicitou um zagueiro, um lateral esquerdo, um meia, além de um atacante. O Santa Cruz só encaminhou até aqui o acerto com o lateral direito Gabriel Vallés. Trazer novas peças não deixa de ser a prioridade da direção, mas saldar dívidas com o elenco é mais importante.

A diretoria vinha pagando os salários dos jogadores praticamente sem atrasos. No máximo, chegavam a dias. Mas agora eles estão há mais de um mês sem receber (julho venceu em 15 de agosto). Alguns funcionários chegam já ao terceiro mês sem remuneração. Dessa forma, o clube não quer fazer novas contratações ainda em débito. Até porque, depois de ter aderido ao Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro), que ajuda-o a quitar vencimentos com a União, o Tricolor pode ser penalizado por não estar em dia com seus compromissos. Caso seja denunciado, corre o risco até de ser rebaixado.

Até sábado, porém, o Santa Cruz pretende viabilizar o pagamento da dívida com os atletas por meio de operações financeiras e do dinheiro das cotas de televisão, desbloqueadas da Justiça do Trabalho em agosto. A partir de então, a direção terá apenas próxima semana para intensificar as negociações com os jogadores, que já foram procurados, e fechar os acordos. Doriva, diga-se, tinha dito que queria estas peças já disponíveis para o embate desta quarta-feira, diante da Chapecoense, na Arena de Pernambuco.

“A nossa dificuldade é financeira e não há como negar isso. Temos nomes contactados, empresários contactados. A gente está esperando, realmente, um saneamento (das dívidas). Espero nesta semana pagar salários atrasados para a gente ficar em uma condição mais favorável para anunciar estes reforços”, declarou o presidente Alírio Moraes.

Até aqui, já contando com Vallés como novo contratado coral, o Santa trouxe 14 atletas para a disputa da Série A: Bolaño, Fernando Gabriel, Roberto, Everaldo, Mário Sérgio, Marcinho, Marion, Derley, Wellington, Luan Peres, Jadson, Danilo Pires e Matías Pisano. Quatro deles (Bolaño, Fernando Gabriel e Everaldo, Marcinho) já foram desligados.