Santa Cruz

SANTA CRUZ

Raio x do elenco do Santa Cruz para 2017: veja quem têm contrato e quem pode deixar o Arruda

Apenas dez jogadores do atual elenco, sendo cinco titulares, mantêm vínculo com o Tricolor; machucado, lateral Tiago Costa vai ter renovação contratual automática

postado em 26/10/2016 10:00 / atualizado em 08/11/2016 16:02

Ricardo Fernandes/DP
Apenas dez jogadores do Santa Cruz, sendo só metade considerada titular, mantêm vínculo mais estendido com o clube e não podem deixar o Arruda em dezembro, como a maioria dos que compõe o elenco. Isso significa dizer que a diretoria deve formar uma equipe praticamente nova para 2017. Muitas das peças trazidas para jogar a Primeira Divisão são incompatíveis com a realidade financeira da Série B, em que cortes no orçamento serão inevitáveis. Os dirigentes tiveram conversas preliminares com poucos dos atletas com contrato a vencer para uma renovação que enxerga ainda como proveitosa. Nada de propostas oficiais até o término do Brasileirão. Fato é que, terminado o campeonato, o Tricolor precisará entrar de cabeça no mercado como não fez no começo deste ano.

Com a base do acesso em 2015 praticamente mantida para esta temporada (dos titulares, por exemplo, só o meia-atacante Luisinho deixou o Arruda), o Santa mal contratou no início de 2016. Porém, termina o ano com uma alta rotatividade no seu plantel: foram 53 atletas no total, sendo 29 reforços que chegaram de janeiro para cá. Destes contratados, somente dois têm permanência mais estendida: o lateral direito Mário Sérgio e volante Derley. Apenas o segundo é titular.

Outros oito nomes, mas que já estavam no Arruda desde o início desta temporada, também têm contrato vigente e tendem a ficar no Mais Querido em 2017: além dos reservas Miller, Walter Guimarães, Marcílio e Wellington Cézar, o quarteto titular formado por Tiago Cardoso, Allan Vieira, João Paulo e Grafite. Embora o sua ligação com o Santa se expire em dezembro, Tiago Costa (dono da lateral esquerda do time até grave lesão no tornozelo) deve também continuar no José do Rego Maciel. Segundo a legislação esportiva, como está machucado não pode ficar sem clube antes do fim da sua recuperação clínica e física.

Diante do virtual rebaixamento no Brasileirão, a direção já afirmou que o planejamento para a temporada seguinte começou. Segundo informações apuradas pela reportagem do Superesportes, nomes como Danny Morais, Luan Peres, Uillian Correia e Arthur fazem parte dos planos de renovação do clube. Se os jogadores vão se readequar a uma nova realidade financeira, só o tempo irá dizer. A cúpula tricolor ainda observa se outras peças do elenco podem ser úteis em 2017. "A intenção é conversar muito, fazer análise custo-benefício. São seis jogos no campeonato que vão valer muito para isto: ver o que esses caras podem buscar para eles e para o Santa", disse o vice-presidente Constantino Júnior.

Quem mantém contrato com o Santa Cruz

Até dezembro de 2017: Tiago Cardoso (goleiro); Wellington Cézar (volante); Marcílio e João Paulo (meias) e Grafite (atacante).

Até junho de 2017: Mário Sérgio (lateral direito) e Derley (volante)

Até julho de 2017:
Miller (goleiro)

Até fevereiro de 2017: Walter Guimarães (zagueiro)

Até dezembro de 2018: Allan Vieira (lateral esquerdo)

Titulares: Tiago Cardoso, Allan Vieira, Derley João Paulo e Grafite.

Atletas com vínculo e que não estão no elenco:

Contrato até dezembro de 2017: Nininho (lateral direito, não aproveitado no Santa após empréstimo ao Boa Esporte), Iranilson (lateral direito, não aproveitado após empréstimo ao América-PE), Lucas Gomes (volante, emprestado ao Confiança) e Raniel (meia, emprestado ao Cruzeiro até maio de 2017)

Contrato até dezembro de 2016: Everton Sena (zagueiro, emprestado ao Londrina) e Ítalo Borges (atacante, emprestado ao Confiança), Dedé (volante, emprestado ao América-RN) e Leandrinho (meia, emprestado ao Fortaleza)