Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa vence o Campinense, elimina o Timbu e se classifica como 1º do grupo no Nordestão

Tricolor ganhou por 1 a 0 e tomou liderança da chave do time paraibano

postado em 22/03/2017 23:51 / atualizado em 22/03/2017 23:55

Ricardo Fernandes/DP
O Santa Cruz fez a sua parte. Ganhou do Campinense-PB, tomando-lhe a liderança do grupo A da Copa do Nordeste, e não deu chance do rival Náutico se classificar em seu lugar. Na noite desta quarta-feira, no Arruda, o Tricolor protagonizou um jogo frio com o time paraibano. Necessitando ao menos de um empate para se assegurar no mata-mata, marcou um gol de pênalti ainda no primeiro tempo com o zagueiro Anderson Salles e parou por aí. Um a zero mais que suficiente para o Mais Querido garantir passagem às quartas de final.

Quando começou o jogo do Santa Cruz, o Náutico já ganhava de 2 a 0 do Uniclinic-CE, em Horizonte. Com dez minutos no Arruda, 15 no Ceará, o Timbu já havia feito 4 a 0 - a diferença necessária para passar como segundo lugar do grupo em caso de derrota do time coral. Uma tensão logo se instaurou no Arruda. Apreensão difícil de ser imaginada tão cedo. O Alvirrubro marcou o quinto, enquanto o Tricolor fazia uma partida sonolenta com o já classificado Campinense. Os dois times pouco atacavam. Antes da equipe pernambucana abrir o placar, as melhores chances sido em duas cobranças de falta venenosas do zagueiro Anderson Salles.

A tranquilidade só voltou a imperar aos 30 minutos da etapa inicial, quando Everton Santos foi derrubado pelo goleiro Gledson na grande área, e o árbitro assinalou pênalti. Salles converteu: 1 a 0. A notícia do sexto gol do Timbu, quase ao mesmo tempo, pareceu não mais incomodar o torcida do Santa. Após ter ficado em vantagem, o jogo não mudou de tom. Mesmo perdendo a liderança da chave com a derrota parcial, o Campinense acabou o primeiro tempo sem criar nenhuma oportunidade clara.


Segundo tempo

Mais pelo desafogo pela classificação, menos pela atuação do time coral, os torcedores não se furtaram em festejar o Santa Cruz na hora do intervalo. Medindo o rendimento de cada atleta por aplausos, o mais bem avaliado foi Anderson Salles. Numa partida que o setor de criação novamente custava a funcionar, o defensor se tornou a principal arma ofensiva da equipe do técnico Vinícius Eutrópio. Contratado para tentar sanar essa carência na meia, Pereira, ex-Sertãozinho-SP,  por sinal, já viu todo o jogo das tribunas do Arruda e assinará contrato nesta quinta com o clube.  

Principal armador do Santa, Léo Costa se machucou no início do segundo tempo e deu lugar a André Luís. O Tricolor, no entanto, permaneceu no marasmo. Mesma coisa o Campinense. Tudo com poucas contestações da torcida coral. Salles salvou uma bola em cima da linha, aos 32 minutos, e afinou ainda mais a relação com os torcedores. Os outros gols da goleada de 9 a 0 do Náutico sobre o Uniclinic também já não incomodavam mais.

Ficha do jogo

Santa Cruz 1

Julio Cesar; Vitor, Anderson Salles, Bruno Silva e Tiago Costa; Elicarlos (Gino), David, Léo Costa (André Luís), Everton Santos (Wellington Cézar) e Thomás; Halef Pitbull. Técnico: Vinícius Eutrópio.

Campinense 0
Gledson; Joécio, Osvaldir, Gilmar e Rafael Jenses; Negretti, Magno,Jussimar (MAranhão) e João Paulo (Fernando Pires); Casagrande e Léo Ceará (Augusto). Técnico: Sérgio China.

Estádio: Arruda (Recife-PE). Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE). Assistentes: Ailton Farias da Silva (SE) e Rodrigo Guimarães Pereira (SE). Gols: Anderson Salles (30’ do 1T, SC) Cartões amarelos: Anderson Salles (SC); Gledson (C). Público: 8.003. Renda: R$ 58.450.