Santa Cruz

SANTA CRUZ

Má fase do Santa Cruz na disputa da Série B passa pela ineficiência do ataque tricolor

Time coral não marca mais de um gol há oito jogos na segunda divisão do Brasileiro

postado em 24/08/2017 08:45 / atualizado em 24/08/2017 09:17

Peu Ricardo/DP
Quando se fala em derrota no futebol se procura logo onde a defesa falhou. Os números de gols sofridos são analisados com um lupa e tenta se encontrar onde o lateral, o zagueiro ou o goleiro errou. São 13 gols sofridos nos últimos seis jogos. Dado preocupante, mas que ignora que o ataque coral não tem dado resposta. Neste mesmo período foram apenas quatro gols marcados. 

Os números ofensivos são tão preocupantes quanto os defensivos e a falta de gols aponta outro problema que vem atrapalhando o time até há mais tempo do que neste período. A falta de chances criadas. 

“Quando você marca gols a chance de vencer é maior. Infelizmente nem isso estamos fazendo. Estamos criando muito pouco. Nos últimos jogos não tivemos chances claras de gols. Nessa última partida contra o Guarani mesmo só tivemos uma com o André (Luis) no começo do segundo tempo e depois não tivemos mais nada. Ainda eles (adversários) estão indo e marcando com facilidade. Empatar e virar jogo na Série B é quase impossível”, analisou Derley. 

Neste período o Santa Cruz também deixou de somar pontos por se contentar com um gol. Por pelo menos três vezes, contra Boa Esporte, Paysandu e Criciúma, jogos em que foi mandante, o Tricolor teve a liderança e permitiu o empate ou a virada. Situação que Derley pediu sabedoria ao time para superar. 

“Também não conseguimos segurar a vantagem. Fizemos isso contra Criciúma, Paysandu. Isso mostra o quanto estamos fazendo errado dentro do jogo. São erros bobos e infantis. Acho que está faltando se doar mais um pouco. Temos que ter essa sabedoria também quando fizermos o gol. Essa derrota agora deu uma sacudida geral no nosso elenco. Temos que nos concentrar 120%. É uma situação que incomoda e pesa”.

Para tentar mudar a situação, Givanildo Oliveira deve ter o retorno de João Paulo, que voltou a treinar normalmente, e talvez conte com Ricardo Bueno, que está na transição física. Há esperança também de que o atacante Grafite mostre mais do que no último sábado, quando conseguiu finalizar apenas uma vez ao gol.