Santa Cruz

SANTA CRUZ

No sufoco, Santa Cruz supera Afogados no Sertão por 1 a 0 e vence a primeira no Estadual

Vitória coral no Campeonato Pernambucano de 2018 levou o time à 5ª posição; foi a segunda vitória consecutiva da equipe coral na temporada

postado em 14/02/2018 21:50 / atualizado em 14/02/2018 23:40

Cláudio Gomes/Ascom Afogados
Ao que parece, o Santa Cruz, enfim, assimilou a melhor maneira de atuar na temporada. Após quebrar o jejum de vitória na temporada ao vencer o Treze, pelo Nordestão, na semana passada, foi a vez de o Tricolor encerrar a ausência de êxitos também pelo Estadual. Após cinco rodadas de Campeonato Pernambucano, veio a vitória suada sobre o Afogados, na noite desta quarta-feira, no estádio Vianão, por 1 a 0. O gol foi marcado pelo zagueiro Augusto Silva. 

Ao contrário do que vinha acontecendo nas partidas em que saiu sem a vitória no Campeonato Pernambucano, o Tricolor precisou saber jogar sob pressão. Sem se lançar ao ataque ou priorizar a antes prioritária troca de passes, a equipe precisou ser fria para suportar a blitz do Afogados e jogar nos contra-ataques. Foi assim que somou os três pontos que fez o time pular da vice-lanterna para a quinta posição com seis pontos. 

O Santa Cruz volta a jogar no próximo sábado, no Arruda, quando recebe o Náutico no primeiro clássico da temporada pelo Campeonato Pernambucano. 

O jogo

Com um gramado onde a bola correu muito bem, apesar da chuva que caiu forte no Sertão, as duas equipes começaram a partida de maneira intensa. Jogo pegado desde os primeiros instantes de partida. Muita vontade, porém pouca qualidade. Com muitos erros de passes dos dois lados, a primeira finalização com perigo só veio aos 14 minutos, com Ávila soltando uma bomba para boa defesa de Evandrízio. Aos 22, o Afogados respondeu com William, mandando por cima do gol.

Marcando melhor e com maior posse de bola, foi a equipe da casa que passou a tomar as ações da partida. O Afogados martelava sem sucesso a defesa coral. Bem postado, o Santa Cruz respondeu de maneira fatal aos 34 minutos. Ávila cobra escanteio e Augusto Silva subiu mais que todo mundo para testar para as redes. A equipe sertaneja acusou o golpe. Aos 38, boa jogada coral com trama entre Jorginho, Robinho e Ávila, que acertou o travessão em um cruzamento perigoso. Na jogada seguinte, o mesmo Ávila errou na saída de bola e Roger mandou para boa defesa de Ricardo, dando o recado que o Afogados estava bem vivo no jogo.

Pressão do Afogados

Atrás no placar, o Afogados se lançou ao ataque em busca do empate. Tentando imprimir um ritmo mais veloz no jogo e tentando sufocar o Tricolor encurralou o Santa Cruz. A equipe coral, porém, enfim aprendeu a jogar na defensiva. Dando espaço ao rival, por pouco não amplia aos sete minutos. No contra-ataque rápido, Robinho recebeu de frente com Evandrízio e bate cruzado para mais uma boa defesa do goleiro sertanejo. No minuto seguinte, Augusto chegou a marcar, mas estava impedido.

O Afogados assustou aos 15. Hugo cruzou na medida, Etinho se esticou e tocou com a ponta do pé. A bola passou raspando a trave tricolor. Aos 25, Oséas recebeu outro bom cruzamento e, sozinho, testou para fora. À essa altura, a equipe da casa era pressão total. Um bombardeio. Aos 36, Thalison bateu cruzado para fora. Na jogada seguinte foi a vez de Lenilson assustar de longe. A blitz seguiu até o fim com a equipe coral segurando a vitória pelo placar mínimo.

Ficha do jogo

Afogados 0

 Evandrizio, Thyego (Rosivaldo), Algodão, Oseas e Thalison; Marcio, Roger, Douglas (Lenílson) e Tarcísio; Etinho e William (Hugo). Técnico: Pedro Manta.

Santa Cruz 1

Ricardo Ernesto, João Ananias, Augusto Silva, Genílson e Henrique Ávila; Jorginho (Ilaílson), Luiz Otávio e Arthur Rezende (Héricles); Robinho, Augusto e Vinícius. Técnico: Júnior Rocha.

Local: Vianão, em Afogados da Ingazeira. 
Árbitro: Pericles Bassols (PE).
Assistentes: Ricardo Chianca (PE) e Bruno Chaves (PE).
Gols: Augusto Silva (S) (34’ do 1ºT)
Cartões amarelos: Algodão (A); Jorginho (S).