Santa Cruz

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Em gramado castigado, Santa Cruz piora no segundo tempo e cede empate para o Flamengo

Placar de 1 a 1 após forte chuva no Sertão ainda deixa time ameaçado

postado em 01/03/2018 21:54 / atualizado em 01/03/2018 22:46

Rodrigo Baltar/Santa Cruz
O gramado do estádio Áureo Bradley esteve impraticável na noite desta quinta-feira. Sob um temporal que caiu no Sertão pernambucano, a partida entre Flamengo e Santa Cruz chegou a estar sob risco de adiamento. Com a bola rolando, ou tentando rolar, o Tricolor apresentou duas faces na partida. Apesar da chuva e do péssimo estado do campo, foi melhor no primeiro tempo e abriu o placar com Héricles. Mas caiu demais de rendimento na etapa final, sofreu o empate da equipe sertaneja e por pouco não levou a virada. No fim das contas, o empate acabou saindo de bom tamanho para ambas as equipes.

Foi o sexto empate em oito rodadas da equipe comandada pelo técnico Júnior Rocha, que agora chegou aos 9 pontos e foi à sétima colocação, subindo uma posição na competição. Restando duas rodadas para o fim da primeira fase, o Tricolor agora volta a campo no próximo domingo, quando recebe o Belo Jardim, no Arruda. Agora, a equipe coral já não consegue alcançar os rivais Náutico e Sport na classificação, podendo chegar apenas até o terceiro lugar.

O jogo

Com o gramado oferecendo condições mínimas para a prática do futebol, Flamengo e Santa Cruz sofreram. Sem conseguir trocar mais do que dois, três passes, ambas as equipes se valeram dos chutões para buscar o ataque. Melhor preparado fisicamente, o Tricolor se mostrou à frente do adversário desde os primeiros minutos. Embora sem assustar o goleiro rival, a equipe coral conseguia manter a posse de bola no campo de ataque. Chances efetivas de gols, porém, foram raríssimas.

No jogo que era feio, o Santa Cruz acabou construindo a vantagem no único momento em que a chuva e gramado não poderiam atrapalhar. Em cobrança de falta perfeita, aos 35 minutos, o atacante Héricles acertou o ângulo de Alex e abriu o placar. O Flamengo assustou uma única vez, aos 42, com Marlon. Ele invadiu a área depois de lançamento de Anderson Felipe e chutou cruzado com perigo. Aos 45, Fabinho Alves teve a chance de ampliar para o Tricolor, mas chutou em cima do goleiro.


Segundo tempo

Na volta do intervalo, a chuva deu uma trégua durante alguns minutos e o gramado teve uma leve melhora. Mais adaptado ao piso e precisando correr atrás do resultado, o Flamengo cresceu na partida. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, Aruá ajeita na pequena área e chuta forte para grande defesa de Ricardo Ernesto. Ainda fora de sintonia, o Tricolor assistia aos sertanejos jogarem. Melhor para os rubro-negros. Aos 13, Aruá aproveitou vacilo de Leandro Salino e estufou as redes.

O gol serviu para deixar o Santa Cruz mais em alerta e, pelo menos equilibrar as ações do jogo. Aos 18, veio a primeira chance coral. Tabela entre Robinho e Héricles terminando com um belo drible e uma péssima finalização de Robinho. No lá e cá sobre um campo terrível para a bola rolar, por muito pouco aos 36 minutos não veio o gol da virada. George chutou cruzado, Ricardo defendeu e, no rebote, Marlon perdeu uma chance incrível. Seria então a última oportunidade real da partida, que terminou no 1 a 1.

Ficha do jogo

Flamengo 1

Alex; Walber, Alaf, Charles (Eduardo) e Jorge; Naldinho, Aruá, Anderson Felipe (Nem) e Índio; Marlon (Mancha) e George. Técnico: Cícero Monteiro.

Santa Cruz 1

Ricardo Ernesto; João Ananias, Genílson, Augusto Silva e Paulo Henrique; Jorginho, Leandro Salino e Daniel Sobralense (Jeremias); Fabinho Alves, Robinho (Geovani) e Héricles (Vinícius). Técnico: Júnior Rocha.

Local: Áureo Bradley, em Arcoverde. 
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE).
Assistentes: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Marcelino Castro de Nazaré (PE).
Gols: Aruá (13’ do 2ºT) (F); Héricles (35’ do 1ºT) (S).
Cartões amarelos: George, Jorge, Charles (F); (S).