Santa Cruz

SANTA CRUZ

Apostando em experiência, Santa Cruz aumenta média de idade em três anos para a Série C

Três dos cinco reforços mais recentes têm acima de 30 anos, o que fez a média do elenco tricolor pular de 22 anos (no Estadual) para 25 anos atualmente

postado em 12/04/2018 08:52 / atualizado em 12/04/2018 08:56

Rodrigo Baltar/Santa Cruz
O perfil dos novos reforços do Santa Cruz visando a disputa da Série C não deixam esconder. Após frustrações no Campeonato Pernambucano e na Copa do Brasil, o clube apostou em uma boa injeção de experiência no grupo que tentará o retorno à Série B. Dos cinco contratados após a primeira fase da Copa do Nordeste, única competição em que o Tricolor obteve êxito até aqui, três deles têm acima de 31 anos. Robert, o mais velho, tem 37 - um a mais, por exemplo, que o técnico Júnior Rocha. A diretoria afirma que o fato não passa de uma coincidência, mas justifica: toda contratação passa por uma rigorosa avaliação, inclusive do critério físico. 

Além de Robert, o Tricolor trouxe o volante Carlinhos Paraíba, 35 anos, e o zagueiro Sandoval, 31. Em contrapartida, vieram também dois jovens: os volantes Johnny, 20, e Charles, 23. Pouco antes, o clube contratou ainda o zagueiro Danny Morais, 32, e o lateral-direito Maílton, 19. As idas e vindas foram suficientes para fazerem a média de idade do elenco subir três anos: de 22 anos no Estadual para 25 anos neste momento. Nada milimetricamente planejado.

“Essa questão da idade foi aleatória. Lógico que a gente contratou Robert e Carlinhos Paraíba, por exemplo, sabendo que se tratavam de atletas experientes e avaliamos a possibilidade levando a experiência em consideração. Mas não foi programado. Foi algo proporcionado pelo mercado”, explicou o vice-presidente de futebol coral, Felipe Rêgo Barros.

De acordo com o dirigente, levou-se em consideração o “perfil técnico e financeiro”. Afinal, o clube vive um momento de austeridade. Além disso, o calendário da Terceira Divisão foi crucial. “Se você observar, vamos jogar de domingo e domingo, com uma semana recuperação e viagens curtas em geral. Isso também facilita no caso de a gente apostar em jogadores com mais de 30 anos”, destacou Rêgo Barros. “Mas se vocês observarem, chegaram jogadores jovens também, como Charles, Johnny e pouco antes Maílton. Queremos um elenco equilibrado”, acrescentou.

Um dos jogadores mais experientes do elenco coral, o lateral-direito Vítor, 35 anos, ressaltou a importância de ter jogadores mais rodados para uma competição pesada como a Série C. “Isso é bom: mesclar o pessoal mais experiente com a juventude. Isso está sendo bacana no Santa Cruz. Ter esses jogadores com essa experiência grande, que já passaram por muitas situações na carreira, vai ajudar e dar equilíbrio aos mais jovens”, disse. “A gente sempre procura ajudar de alguma forma, dentro de campo, fora, com os mais jovens. Alguns já vieram conversar comigo. O Júnior (Rocha), no próprio treino. A gente conversou bastante sobre a parte tática do time”, complementou o atacante Robert.

Últimos reforços do Santa Cruz para Série C

Robert, 37 anos (atacante)
Carlinhos Paraíba, 35 anos (volante)
Charles, 23 anos (volante)
Johnny, 20 anos (volante)
Sandoval, 31 anos (zagueiro)

29,2 anos é a média de idade dos reforços recentes
22 anos era a média de idade no Estadual
25 anos é a média de idade do elenco atual

Outros atletas acima dos 30 anos

Danny Morais, 32
Leandro Salino, 32
Fabinho Alves, 31
Ricardo Ernesto, 31