Santa Cruz

SANTA CRUZ

Apenas 5 atletas do elenco do Santa Cruz na Série C tem contrato para permanecer em 2019

Presidente Constantino Júnior afirmou que trabalho de reestruturação do clube será realizado de maneira serena e tranquila nos próximos dias

postado em 28/08/2018 09:00 / atualizado em 28/08/2018 15:09

Ricardo Fernandes/DP
É um ciclo inevitável. Sem um calendário até o final do ano, o Santa Cruz não tem jogos. Sem partidas, não tem como gerar receita. Sem dinheiro e sem atividade, não tem como manter o elenco atual. Condenado a passar pelo menos mais um ano no porão do futebol nacional que é Série C do Campeonato Brasileiro, o Tricolor passará meses a fio no ostracismo. Tempo que o presidente Constantino Júnior quer usar para se planejar a temporada 2019. Ano em que o clube, novamente, tende a começar com um elenco partindo praticamente do zero. 

Afinal de contas, com uma receita fixa mínima, o Santa Cruz não pode se dar ao luxo de fazer grandes contratos e correr o risco de onerar seus custos em períodos em que não vai entrar em campo. Não em vão, dos 35 atletas inscritos no elenco que disputou a Série C, apenas cinco têm contrato para começar a próxima temporada no Arruda: o goleiro Lucas Silva e o zagueiro Eduardo Brito, da base, além do volante Charles, do meio-campista Héricles e do atacante Augusto. Outros 25, encerram contrato no final de setembro. A conta dos 35 fecha com jogadores que deixaram o clube ao longo da competição, casos, por exemplo, do volante Leandro Salino e do atacante Robert.

Ontem, foi anunciada a primeira saída após a eliminação no Brasileiro. Trata-se do atacante Lima, que pediu para deixar o clube. Apesar da esperada debandada nos próximos dias, Constantino Júnior acredita que o Santa Cruz deu um passo à frente nesta temporada. “Enxergo o time base para 2019 muito melhor do que foi neste ano. Temos jogadores do sub-23 que se destacaram no Brasileiro (de Aspirantes) e vamos aproveitar. E vamos trabalhar em conjunto com a análise desempenho, com equilíbrio para traçar isso com condição que o clube possa honrar. Mas vamos começar com uma base bem mais forte que em 2018”, garantiu.

Questionado a respeito das decisões sobre idas e vindas no elenco, o presidente coral se mostrou sem açodamento. “O momento é de serenidade, tranquilidade. Claro, todo mundo ainda está muito chateado, triste pelo que aconteceu. Mas questão de nomes, a imprensa e torcedor ficam ansiosos, mas temos que ter tranquilidade para enxergar soluções sem cometer erros no futuro. Vamos terminar este ano com austeridade, pés no chão e tomar decisões pautadas no equilíbrio para começar bem 2019”, pontuou.

Planejamento
Se não participar de torneio de pré-temporada, o Santa Cruz só deve voltar a jogar no Campeonato Pernambucano, ou seja, na segunda quinzena de janeiro. Tempo demais para planejar e tentar minimizar erros no ano que vem. "Vamos pensar no planejamento de 2019 e, para isso, passa toda uma reestruturação do clube. Então, a gente vai ter que parar durante alguns dias no começo de setembro, fazer o planejamento financeiro, fazer muito trabalho de gestão. Se já tem feito desde o começo do ano, agora tem que ampliar, que nosso departamento financeiro nos encaminhe decisões mais inteligentes, não adianta querer fazer loucura, coisas fora da nossa possibilidade", afirmou Constantino Júnior.

Jogadores com contrato para 
seguirem no Santa Cruz em 2019

Lucas Silva (goleiro)
Eduardo Brito (zagueiro)
Charles (volante)
Héricles (meio-campista)
Augusto (atacante)

Contratos de jogadores que 
encerram em setembro

Goleiros
Ricardo Ernesto
Tiago Machowski

Laterais
Vítor
Maílton
Allan Vieira

Zagueiros
Danny Morais
Sandoval
Augusto Silva
Genílson

Volantes
Carlinhos Paraíba
Willian Maranhão
Eduardo
Johnny

Meias
Arthur Rezende
Jaílson
Jeremias
Geovani
Valdeir

Atacantes
Pipico
Robinho
Leandro Costa
Halef Pitbull
Jonathan Bryan
Lima*

*Já não faz mais parte dos planos do clube.