Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com dois nomes, decisão para contratação de técnico está nas mãos do presidente do Santa

De acordo com vice de futebol, definição passará por Constantino Júnior

postado em 31/10/2018 19:50 / atualizado em 31/10/2018 20:28

Paulo Paiva/ DP
De acordo com o vice-presidente de futebol do Santa Cruz, Felipe Rêgo Barros, os dois nomes escolhidos pela diretoria para comandar o clube na temporada 2018 estão definidos. Nomes tratados em sigilo e que estão à mesa do presidente do clube, Constantino Júnior, responsável pela palavra final. Apesar do sigilo em torno dos profissionais, sabe-se que o Tricolor abriu conversas nesta semana com dois treinadores: Paulo Silas, ex-Náutico, e Leston Júnior, ex-Botafogo-PB. No entanto, outros técnicos podem ter surgido e os contatados inicialmente descartados ou não.

"Constantino Júnior chamou para ele a responsabilidade para fechar com os nomes, que estão nas mãos dele. Definimos dois técnico e ele (o presidente) tem um terceiro, que é uma terceira opção. E agora fica com ele a decisão", afirmou Felipe Rêgo Barros, em entrevista ao repórter Vinícius Calado, da Rádio CBN.

A reportagem do Superesportes tentou ao longo do dia, sem sucesso, falar com o presidente Constantino Júnior. Nos bastidores do clube, o que se tem como prioridade é a busca pelo pagamento das dívidas com o elenco que finalizou a Série C. Perto de viabilizar as verbas necessárias para isso, o clube concentra suas forças nesses pagamentos para, então, fechar com o treinador.

Silas e Leston

Silas não treina um clube desde o ano passado, quando passou três meses trabalhando no Red Bull Brasil até ser eliminado na Série C. Campeão gaúcho em 2010, pelo Grêmio, o treinador ainda acumula passagens por clubes como Flamengo, Náutico, América-MG, Fortaleza e Ceará, além de clubes de fora do país, como o Al Arabi e o Al Gharafa, do Catar. Pelo Náutico, teve uma passagem ruim na campanha da Série A em 2013 que culminou com o rebaixamento alvirrubro à Série B.

A reportagem do Superesportes apurou que o treinador recebeu uma ligação da direção coral para um contato inicial. Como possui um currículo com passagem por grandes clubes, a diretoria avalia a questão salarial dele (considerado alto) e acredita que o profissional não aceitaria comandar o Tricolor sem a vinda da comissão técnica - o que dificultaria a sua vinda, já que neste caso mais profissionais geraria maior ônus ao Santa Cruz. O fato de o treinador estar precisando recuperar a credibilidade no mercado e reaparecer tendo o Arruda como vitrine seria um trunfo nas mãos dos dirigentes.

Por outro lado, Leston Júnior, demitido do Botafogo-PB durante a Série C, é visto como um técnico promissor e com mais possibilidade de se encaixar à realidade financeira do clube. A vinda dele sem staff de comissão técnica é vista como possível. O nome, porém, não é tratado como prioridade pelo clube. "Ele assim como outros nomes nos foram oferecidos e por questão respeito a todos profissionais, a gente trata com reserva a avaliação. Mas podemos dizer que hoje temos três nomes e que vamos começar a trabalhar em cima deles", disse o vice-presidente de futebol do Santa Cruz, Felipe Rêgo Barros.

Leston Júnior, 40 anos, faz parte de uma nova geração de treinadores. No currículo, tem conquistas como o acesso à Série A3 do Campeonato Paulista 2010, com a Inter de Bebedouro. Pelo Tupi, em 2015, levou o time do interior de Minas Gerais ao acesso à Série B. Pelo Botafogo-PB, foi campeão estadual deste. Ele ainda soma passagens pelo Moto Club-MA, Villa Nova-MG, Mogi Mirim-SP, Remo, Madureira e Guarani-MG.