Santa Cruz

SANTA CRUZ

Jogando para o gasto, Santa Cruz vence Confiança e passa em segundo na Copa do Nordeste

Já classificado, time coral mandou a campo uma equipe bastante modificada

postado em 30/03/2019 17:50 / atualizado em 30/03/2019 18:26

<i>(Foto: Rodrigo Baltar/ Santa Cruz)</i>
Jogando para o gasto, o já classificado e bastante modificado Santa Cruz venceu o já eliminado Confiança por 2 a 0, no estádio do Arruda. Os gols corais foram marcado pelo zagueiro Vitão após assistência em bola parada de Marcos Martins no início da partida e pelo centroavante Guilherme Queiroz depois de boa jogada individual de Warley - o estreante lateral, inclusive, foi uma surpresa positiva -, no fim do jogo.

Com a vitória, o Santa Cruz terminou a primeira fase da Copa do Nordeste na segunda colocação - isso porque o Fortaleza também venceu o seu jogo. Desta forma, enfrentará o terceiro colocado do grupo, o CRB, em partida única, no próximo sábado, no Arruda, por ter tido melhor campanha. 

O JOGO
Já classificado, o técnico Leston Júnior promoveu várias mudanças na equipe, inclusive, promovendo as estreias dos recém-contratados William Alves e Carlos Renato. De titular, apenas Marcos Martins, porque, segundo o treinador, precisa adquirir ritmo - o jogador passou seis partidas fora por conta de uma lesão muscular na coxa direita, retornando na última partida, contra o Afogados, pelo Estadual.

No primeiro minuto de jogo, uma descida pela ponta esquerda com Elias que tentou o cruzamento, mas foi interceptado pelo marcador gerando, assim, um escanteio cobrado por Marcos Martins. E esta seria a tônica do primeiro tempo/ jogo: o atacante prata da casa sendo acionado pelo lado do campo e o clube forçando cruzamentos na área com o experiente lateral. 

E rapidamente deu certo: aos 11 minutos, Marcos Martins cruzou falta na área e o zagueiro Vitão subiu mais alto que todo mundo e testou sem chances para o goleiro do Dragão. Após o gol, o Santa Cruz diminuiu o ritmo e passou a administrar o resultado. Quando tentava ser incisivo, apostava em jogadas pelas laterais: seja com a dobradinha Marcos Martins e Cesinha ou, principalmente, com o estreante Carlos Renato e Elias.

Na tentativa de jogar por dentro, o Santa Cruz teve dificuldades. Esbarrou em alguns erros de passe e na partida discreta de Patrick Vieira. O Tricolor voltou a assustar aos 28 minutos: em cobrança de falta de longe, Charles exigiu que o goleiro Genivaldo fizesse a intervenção em dois tempos. O Confiança, por sua vez, pouco se incomodou com a derrota parcial e não finalizou uma vez sequer no primeiro tempo. A única participação de Ricardo Ernesto no jogo foi em uma tentativa de cruzamento do Dragão que foi em direção a sua meta, onde o goleiro espalmou sem sustos.

Depois dessa tentativa, o jogo voltou a ficar morno, com o Santa Cruz tentando chegar à meta rival pelo lado esquerdo, mas esbarrando na oscilação que Elias tem vivido na temporada.

SEGUNDO TEMPO
A etapa complementar começou com o Dragão assustando um pouco. Aos cinco minutos, a primeira finalização com perigo do time: da entrada da área, Jônatas limpou bem e chutou colocada, acertando a trave de Ricardo Ernesto. Aos 15, o meia finalizou novamente, mas a bola subiu demais, sem assustar. 

Com o crescimento do Dragão no jogo, o técnico Leston Júnior promeveu mudanças no time: aos onze, o atacante Elias saiu para a entrada do prata da casa e lateral direito direito Warley; seis minutos depois, Luiz Felipe entrou na vaga de Patrick Vieira.

E as mudanças surtiram efeito: na primeira participação, Luiz Felipe tentou duas boas jogadas: na primeira, tabelou com Charles, mas o volante foi interceptado em cima da hora. Na segunda, tentou enfileirar os marcadores rivais, mas esbarrou na marcação. 

Depois disso, foi a vez de Warley. O jovem lateral construiu jogada pelo lado direito ao tabelar com Marcos Martins, conseguindo cruzar com perigo na área do Confiança, em jogada que resultou escanteio. Até que, aos 37 minutos, o prata da casa fez boa jogada, driblou dois e tocou para Guilherme Queiroz, com frieza, deslocar o goleiro Genivaldo. Segundo gol coral que, a partir daí, apenas esperou o tempo passar.

FICHA DO JOGO
Santa Cruz
Ricardo Ernesto; Marcos Martins, Vitão, William Alves e Carlos Renato; Charles, Lucas Gonçalves, Patrick Vieira (Luiz Felipe); Elias (Warley), Cesinha (Jô) e Guilherme Queiroz. Técnico: Leston Júnior. 
 
Confiança
Genivaldo; Aderlan. Zé Carlos, João Paulo e Tauã; Pablo, Jonatas, Rafael Marcos e Bareta; Gustavinho (Juan) e Amilcar (Wander). Técnico: Geraldo Moreira.
 
Local: Arruda
Árbitro: Adriano Barros Carneiro (CE)
Assistentes: Jailson Albano da Silva e Renan Aguiar da Costa (CE)
Gols: Vitão e Guilherme Queiroz (SC)
Cartões amarelos: Marcos Martins, Lucas Gonçalves e Carlos Renato (SC); Pablo e Aderlan (C)
Público: 3.523
Renda: 15.385