Santa Cruz

SANTA CRUZ

No estádio Frasqueirão, Santa Cruz tenta quebrar superioridade do ABC em confrontos

Duelo marcará feito inédito entre os clubes: nunca disputaram uma partida sequer pela Copa do Brasil

postado em 01/04/2019 20:07 / atualizado em 01/04/2019 20:41

<i>(Foto: Andrei Torres/ABC FC )</i>
No duelo de ida pela terceira fase da Copa do Brasil, o Santa Cruz vai tentar quebrar a superioridade dos potiguares atuando dentro do seu estádio, o Frasqueirão. Nas 13 partidas disputadas no domínio do Mais Querido, a equipe pernambucana saiu de campo vitoriosa em apenas três oportunidades. E, no restante, seis triunfos foram anotados pelo Alvinegro, além de quatro empates. Quem avançar no duelo desta fase, fatura R$1,9 milhão. 

Além da alta premiação da partida, o jogo de tricolores e abcedistas marcará outro feito: em todos os 25 confrontos entre os clubes, nunca houve uma partida válida disputada por eles na Copa do Brasil (somente Copa do Nordeste, Série C, Série B). Esta, portanto, será a primeira vez na história em que o duelo acontecerá. 

Valendo-se do retrospecto geral, a disputa entre Santa Cruz e ABC é mais equilibrada. Nos 25 jogos, o Elefante da Frasqueira soma 10 vitórias, contra 9 da Cobra Coral e seis empates contabilizados. Portanto, dos 75 pontos em disputa, 36 são foram conquistados pelo clube potiguar e 33 pelo Tricolor do Arruda. 

No retrospecto recente, nos últimos dois jogos, o Santa Cruz levou a melhor. Venceu o ABC por 1 a 0 na Arena de Pernambuco, com gol de Jô em partida válida pelo Nordestão. E, o último triunfo, no ano passado, goleou fora de casa por 3 a 0 o clube potiguar, em jogo válido pela Série C.

Vale lembrar que, na terceira fase da Copa do Brasil, os mandos de campo - ida e volta - foram definidos em sorteio. Na segunda fase, as partidas aconteceram em mando único, também sob sorteio. Ao contrário da primeira fase do campeonato, em que as equipes melhore ranqueadas visitavam os clubes de pior ranking. Outra informação é de que na terceira fase da competição, entra o critério do gol qualificado.