Santa Cruz

SANTA CRUZ

Sem Pipico, Santa colocará aproveitamento da fase Milton Mendes à prova contra o Treze-PB

Com novo comandante, Tricolor obteve 86,6% dos pontos possíveis na disputa da Série C

postado em 25/06/2019 16:08 / atualizado em 25/06/2019 16:14

<i>(Foto: Leandro de Santana/Esp. DP Foto)</i>
Que a chegada de Milton Mendes remodelou a cara da temporada do Santa Cruz na disputa da Série C não é mais surpresa para ninguém. Dos 15 pontos possíveis nos cinco jogos disputados pelo treinador, 13 foram obtidos. Muito desta boa campanha se deve a excelente fase do artilheiro Pipico, que neste novo cinco já marcou seis dos seus sete gols na competição. 

Porém, na estreia do returno da Terceirona, contra o Treze-PB, em Campina Grande, técnico coral não poderá contar com seu camisa 9, que cumprirá suspensão automática por ter recebido o terceiro cartão amarelo na competição. Apesar de ter sua ausência minimizada por Milton Mendes e pela diretoria do clube, os números do Santa Cruz na temporada demonstram que o desfalque do atacante é bastante pesado para o desempenho do time. 

Em 35 jogos já disputados em 2019, Pipico foi acionado em 26 deles e marcou 16 gols, portanto, mantendo média de 0,62 gol/jogo. Outro destaque importante é que com este feito, o avançado registra 34% dos 47 gols marcados pelo Santa Cruz nas quatro competições disputadas em 2019. 

O atacante foi o artilheiro do time na boa campanha da Copa do Brasil, com cinco gols marcados, estão entre os principais goleadores do certame - empatado com Luciano, do Fluminense - até o momento. Além disso, o jogador é o líder em número de tentos assinalados na Série C, ao lado de Edson Cariús, do Ferroviário. 

Desempenho sem Pipico

Levando em consideração as estatísticas gerais nas 35 partidas disputadas em 2019, o Santa Cruz soma o retrospecto de 15 vitórias, 12 empates e oito derrotas, com um aproveitamento geral de 54,2% dos pontos conquistados. Com a presença de Pipico em campo há um leve crescimento nestes números. Dos 26 jogos em que o artilheiro jogou, o Tricolor do Arruda saiu triunfante em 11 vitórias, 10 empates e 5 derrotas, obtendo 55,1% dos pontos em disputa. 

Sem o camisa 9, a estatística piora discretamente. Pipico esteve ausente de nove partidas no ano de 2019. Foram quatro vitórias, dois empates e três derrotas com o avançado desfalcando a equipe. Um aproveitamento de 51,8% dos pontos disputados.