Santa Cruz

SANTA CRUZ

Confira a matemática do Santa pela classificação: Vaga pode vir até com empate

Com 25 pontos e na quinta posição, tricolor não depende apenas das próprias forças para chegar às quartas de final da Série C

postado em 18/08/2019 22:25 / atualizado em 18/08/2019 23:36

<i>(Foto: Peu Ricardo)</i>
A suada vitória sobre o Globo-RN por 2 a 1, na Arena de Pernambuco, aproximou o Santa Cruz das quartas de final da Série C. Mas o tricolor ainda não depende apenas das suas forças. Isso porque, apesar de somar os mesmos 25 pontos dos concorrentes Confiança e Imperatriz, o time pernambucano está na 5ª posição, a primeira fora da área de classificação, por ter uma vitória a menos. 

Com isso, além de vencer o já classificado Náutico na última rodada, sábado, nos Aflitos, os corais ainda precisarão torcer por tropeço de pelo menos um dos rivais diretos pela vaga. Ambos também jogam fora de casa. Os sergipanos visitam o Ferroviário, que na 6ª posição, com 24 pontos ainda sonha com a vaga, em Fortaleza. Já o Cavalo de Aço vai a São Luís para encarar o conterrâneo Sampaio Corrêa, no Castelão. O Sampaio joga por uma vitória para garantir o 1º lugar do grupo.

Em uma situação ainda mais dramática, o tricolor pernambucano pode avançar mesmo em caso de empate no clássico. Porém, para isso, a matemática é bem mais difícil. E a secação precisará ser bem maior.
 
Com 26 pontos, os corais só avançam em caso de derrota do Imperatriz, somada a um tropeço do Botafogo-PB (que hoje soma 24 pontos, na 7ª colocação), frente o Treze, 8º lugar, com 18 pontos e ainda ameaçado de rebaixamento. Soma dois pontos a mais que o Globo-RN. O ABC, com 15, já está rebaixado. Os dois potiguares se enfrentam na última rodada, em Ceará-Mirim.
 
No cenário de empate no clássico, o Santa Cruz só poderá se classificar na 4ª colocação, já que no confronto direto entre Ferroviário e Confiança, qualquer um dos dois terminaria a frente do tricolor na classificação. O time cearense em caso de vitória, enquanto os sergipanos caso vençam ou empatem. 

A penúltima rodada da primeira fase também definiu outra situação. Com a classificação matematicamente assegurada, o Náutico também já sabe que fará o jogo de volta do mata-mata das quartas de final nos Aflitos. Isso porque, com 30 pontos e na 2ª colocação, não pode ser mais alcançado por nenhum clube. Sendo assim, o clássico contra o Santa Cruz vale apenas a liderança para os alvirrubros. O que, em tese, só daria alguma vantagem ao Náutico em fases mais adiante.