Santa Cruz

SANTA CRUZ

Liderados pelo Santa Cruz, clubes tentam mudar fórmula de disputa da Série C para 2020

Ideia é apresentar à CBF um suporte financeiro que torne viável aumentar o número de jogos da competições na próxima temporada

postado em 13/09/2019 17:20 / atualizado em 13/09/2019 17:33

<i>(Foto: Ricardo Fernandes/DP)</i>
A atual edição da Série C ainda não terminou, mas os clubes que irão disputar a competição no próximo ano já começam a se articular para tentar alterar o formato do campeonato em 2020. Encabeçados pelo presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, a ideia é apresentar à CBF não só a proposta de um novo regulamento, mas também o suporte financeiro que viabilize a mudança.
 
Além do Tricolor, Remo e Brusque, atual campeão da Série D, já fazem parte dessa comissão. A ideia é que outros clubes rapidamente também se juntem ao grupo. Já existem conversas com o Manaus, vice da Série D.
 
Inicialmente, a ideia dessa comitiva é ter uma reunião com a DANZ, atual responsável pela transmissão via streaming da Série C, para um aumento nos valores das cotas. Atrelado a isso, os clubes também buscam outros patrocinadores para a competição, inclusive com um Naming Rights (concessão de direitos de nome de uma empresa atrelada ao nome da Série C). Com todas essas garantias, os clubes irão procurar a CBF para mudar o formato da disputa.

A primeira proposta seria a da Série C seguir os modelos já adotados pelas Séries A e B, com os 20 clubes se enfrentando em ida e volta no sistema de pontos corridos, e os quatro primeiros conseguindo o acesso. 

Outro formato estudado seria o da manutenção da fórmula atual na primeira fase, com dois grupos regionalizados com 10 times e os quatro primeiros de cada chave avançado à segunda fase. Essa, no entanto, deixaria de ser disputada em mata-mata e se tornaria um octagonal, de todos contra todos, em ida e volta, com os quatro primeiros colocados subindo para a Série B. E o time com maior número de pontos se sagrando campeão.
 
Pelo regulamento atual, 12 clubes encerraram sua participação ao final da primeira fase, nos dias 24 e 25 de agosto, e outros quatro nas quartas de final, que chegaram ao fim no dia 9. Já a decisão deve ocorrer no dia 6 de outubro.

"Só queremos ir até a CBF com a proposta pronta. Estamos querendo aponta soluções de viabilidade para a competição, com um aumento da cota de transmissão e um plano comercial. Mas ainda estamos em uma fase inicial, conversando com os clubes", destacou Constantino Júnior.

"Queremos premiar também o planejamento, a regularidade. A competição, da forma como é hoje, corre o risco de ser muito injusta na segunda fase, onde um erro de arbitragem ou uma partida ruim pode definir o acesso e o planejamento de um ano", completou o mandatário coral.