Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz abre CT Ninho das Cobras em estreia da Copa PE e projeta jogos na Arena

Jogo que abre a rodada da competição acontece contra o Ypiranga, às 10h; o próximo duelo, diante da Cabense, em novembro, pode ser disputado na Arena

postado em 04/10/2019 20:25 / atualizado em 04/10/2019 20:32

<i>(Foto: Peu Ricardo/DP FOTO )</i>
Quarenta dias após a eliminação da Série C, a torcida do Santa Cruz poderá se reencontrar com o time coral. A ocasião será a Copa Pernambuco, torneio organizado pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF), cujo início ocorre neste sábado, quando o sub-23 tricolor enfrenta o Ypiranga, às 10h, no Centro de Treinamento Ninho das Cobras. 

Em contato com a reportagem do Superesportes, para o duelo de estreia diante do Azulino de Santa Cruz do Capibaribe, a diretoria de marketing do clube decidiu abrir os portões do CT à torcida, que terá gratuidade neste jogo. Além disso, a ideia do departamento tricolor é alocar o próximo confronto do Santa Cruz, contra a Cabense, dia 3 de novembro, na Arena de Pernambuco. 

“Vai ser aberto o jogo de amanhã para o torcedor. Porque a gente tentou colocar o jogo na Arena, mas já tinha um evento marcado para lá e aí o jogo de amanhã vai ser no CT. Mas a gente está tentando fazer com que o próximo jogo seja na Arena de Pernambuco. Vamos averiguar essa questão, talvez cobrando 1kg de alimento”, explicou Léo Albertim.  

Entenda a competição 

Depois de passar sete anos inativa, a Copa Pernambuco retorna ao calendário do futebol pernambucano em 2019. Na edição deste, o torneio acontecerá entre 5 de outubro e 1º de dezembro com a participação de dez equipes divididas em dois grupos. Ao lado do extinto Manchete, o Santa Cruz é o maior vencedor da competição, com cinco conquistas. 

Além do Tricolor do Arruda, o Náutico será o outro representante do Trio de Ferro do estado. Os dois times estão separados, encabeçando um dos grupos da competição. No Grupo A, o Santa Cruz terá a companhia de Ypiranga - primeiro adversário, no CT Ninho das Cobras, no próximo sábado, às 10h -, Cabense, Atlético Pernambucano e Pesqueira.
 
O Mais Querido iniciou a preparação para o torneio após a eliminação do campeonato nacional e tem como principal foco a revelação de jogadores. O Grupo B, por sua vez, é encabeçado pelo Náutico e terá companhia do Íbis, Vera Cruz, Ferroviário do Cabo e Retrô FC. 

Quanto a fórmula de disputa, a competição continua bastante semelhante ao que foi feito na última edição em 2012. Na primeira fase as equipes se enfrentam entre si dentro dos seus grupos, com jogos somente de ida, nos quais se classificam apenas os dois melhores para a semifinal, onde cruzam o primeiro e o segundo do grupo oposto (1º A x 2º B), em jogos de ida e volta. A finalíssima acontecerá no dia 1º de dezembro em jogo único. 

1ª Rodada 

Grupo A

Santa Cruz x Ypiranga - 10h - CT Ninho das Cobras
Pesqueira x Cabense - Estádio Joaquim Américo

Grupo B

Náutico x Íbis - 10h - Aflitos  
Retrô FC x Vera Cruz - CT do Retrô FC

Títulos por clube

Santa Cruz - 4 títulos (2008, 2009, 2010 e 2012)
Manchete - 4 títulos (1996, 1997, 2000 e 2002)
Sport - 3 títulos (1998, 2003 e 2007)
Desportiva Vitória - 2 títulos (1995 e 2004)
Central - 1 título (2001)
Náutico - 1 título (2011)
Porto - 1 título (1999)
Salgueiro - 1 título (2005)
Ypiranga - 1 título (1994)