Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz figura no top-3 de melhores defesas entre os clubes que disputam a Copa do NE

Boa fase da defesa tricolor é o marco neste início de temporada; equipe levou seis gols em 10 partidas, uma média de 0.6 por duelo

postado em 18/02/2020 08:30 / atualizado em 18/02/2020 08:42

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)
Os números, por si só, dizem muito. Refletem o momento. O bom momento. Com apenas seis gols (dois no Campeonato Pernambucano e quatro no Regional) tomados em 10 partidas disputadas, o Santa Cruz tem um trunfo de peso neste início de ano: o setor defensivo. Uma média de 0,6 gol por partida que, atualmente, é responsável por colocar o Tricolor no top-3 entre as melhores defesas dos clubes que disputam a principal competição regional do futebol brasileiro: a Copa do Nordeste. 

Trazendo o recorte para o cenário local, pelo Trio de Ferro, é o Santa Cruz quem divide a posição com o rival Náutico, com ambos tendo o mesmo número de gols contra: seis. Por outro lado, o destoante é o Sport. Mesmo com maior aporte financeiro e figurando na Série A, duas divisões acima em relação à Cobra Coral e uma acima do Timbu, o Leão, nas 10 partidas disputadas, entre Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano, teve as redes balançadas em 10 vezes.  

Em um espectro geral, das 16 equipes que disputam a Copa do NE, o cenário é mais parelho. O Santa Cruz desce alguns degraus. À exceção do rival Timbu, o Imperatriz também aparece para dividir a posição com o Tricolor e o Alvirrubro, empatados em número de gols levados. 

No topo da lista, é o Fortaleza quem detém a melhor defesa entre os times que disputam o Nordestão - mas não somente a competição, pois a reportagem considera os gols levados em todas as competições nas quais os clubes participantes da Copa do Nordeste disputam. O Leão do Pici levou apenas dois gols, nas seis partidas em que disputou - dividindo-se entre a Sulamericana, Copa do Nordeste e Cearense. 

Logo abaixo da equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni, estão Botafogo-PB e Confiança, dividindo o posto de segunda melhor defesa entre os times participantes do Regional. Ambos os clubes têm quatro gols levados. Destrinchando os números, o Belo da Paraíba tomou dois gols na Copa do Nordeste e mais dois no Campeonato Paraibano, enquanto o Confiança teve as redes balançadas três vezes do Nordestão e uma vez no Campeonato Sergipano. 

Comparando a defesa do Santa Cruz de 2019 com a de 2020, a melhora é substancial. Nestes mesmos 10 confrontos, o Tricolor do Arruda, no ano passado, já tinha tomado 11 gols. Uma média 1,1 gol por duelo; neste ano, 0,6. 

Agora, tendo pela frente um jogo milionário pela Copa do Brasil, diante do Atlético Goianiense, fora de casa e em jogo único, o clube coral tem a missão de permanecer com o bom retrospecto na defesa para seguir sonhando com uma vaga na terceira fase do campeonato e embolsar mais R$ 15, milhão aos seus cofres. Para isso, também terá de melhorar seu poder de fogo, uma vez que o Dragão também possui um sistema defensivo sólido: em seis jogos, levou dois gols.   

Recortes 


Sport - Copa do NE (5); Copa do BR (2); PE (3) 
Náutico - Copa do NE (3); Copa do Brasil (0); PE (3) 
Santa Cruz - Copa do NE (4); Copa do Brasil (0) ; PE (2) 
Confiança - Copa do NE (3) ; SE (1) 
Bahia - Copa do NE (4); Copa do Brasil (1); BA (3); SUL (0) 
CRB- Copa do NE (4); AL (2); Copa do Brasil (2) 
Ceará - Copa do NE (5); Copa do Brasil (1); CE (1)  
Frei Paulistano - Copa do NE (8); SE (7)  
Vitória - Copa do NE (1); Copa do Brasil (0); CE (6) 
River - Copa do NE (7); PI (5); Copa do Brasil (0) 
Botafogo-PB - Copa do NE (2); PB (2) 
América RN - Copa do NE (5); RN (8)    
ABC - Copa do NE (3); RN (8) 
Fortaleza - Copa do NE (1); CE (0); SUL (1)  
Imperatriz -  Copa do NE (5); MA (1); Copa do Brasil (0) 
CSA - Copa do NE (6); AL (3); Copa do Brasil (2)