Santa Cruz

SANTA CRUZ

A um ponto de tornar-se inalcançável no PE, Santa conta dias por vaga na Copa do BR 2021

Único perseguidor dos corais é o Salgueiro, que precisa vencer seus dois jogos restantes, contra Vitória e Náutico, e ainda tirar a diferença no saldo de gols

postado em 03/03/2020 11:20 / atualizado em 03/03/2020 10:43

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)
Líder absoluto do Campeonato Pernambucano e já garantido antecipadamente à semifinal do Estadual depois de vencer o rival Náutico no último domingo, o Santa Cruz também pode alcançar outro feito. E de extrema importância para o futuro financeiro do clube. Isso porque, caso vença ou empate um dos dois próximos jogos do Campeonato Pernambucano, a Cobra Coral garantirá vaga na Copa do Brasil de 2021. 

Cenário diferente em relação aos dois últimos anos, quando o Santa Cruz foi eliminado nas quartas de final e conseguiu disputar a competição nacional através do ranking nacional de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Como prevê o regulamento do Campeonato Pernambucano, ao melhor time da primeira fase é garantido uma das vagas estaduais à Copa do Brasil do ano seguinte. 

Portanto, estando tão próximo da sonhada vaga na competição nacional, responsável por, até o momento, embolsar R$1,19 milhão aos cofres do Santa Cruz, a reportagem do Diario de Pernambuco elencou os cenários de classificação coral nas rodadas restantes do Estadual e as possíveis ameaças. 

Há duas rodadas do fim da primeira fase, o Tricolor do Arruda tem dois jogos a serem disputados. Contra o Decisão, no Arruda, na próxima terça-feira, e, em seguida, o Clássico das Multidões contra o Sport, na Ilha do Retiro, dia 25. Levando em conta a diferença entre os padrões de dificuldade dos duelos, é possível que já diante do time bonitense a Cobra Coral assegure a vaga na Copa do Brasil do próximo ano. Se empatar, por exemplo, o time do técnico Itamar Schülle chegaria a 20 pontos, feito que seria inalcançável para os adversários.  

Por outro lado… Com 19 pontos conquistados e seis vitórias, o Tricolor só tem um perseguidor nesta reta final de primeira fase: o Salgueiro. Em segundo lugar com 13 pontos e quatro vitórias, o Carcará é o único time que pode ultrapassar o Santa Cruz. Mas, para isso acontecer, precisaria vencer os dois próximos jogos - igualando o número de triunfos com a Cobra Coral -, contra Vitória, fora, e o Náutico, em casa, e, ainda, tirar a diferença de saldo de gols. O Tricolor, hoje, possui saldo positivo de 10, enquanto o time sertanejo, de três.