Santa Cruz

SANTA CRUZ

Preparador físico do Santa Cruz sugere pré-temporada após normalização das competições

Carlos Gamarra afirmou que os atletas não podem, de uma hora para outra e após tanto tempo sem jogar, entrar em campo desprovidos de preparo físico

postado em 21/03/2020 12:00

(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)
Diante de um cenário de incertezas no futebol, após a suspensão, por completo, de todas as competições do país devido ao surto provocado pelo novo Coronavírus, os clubes  vêm se deparando com muitas dúvidas. Uma delas, talvez a principal, seja a de quando os campeonatos retornarão. Para o Santa Cruz, no entanto, uma coisa é certa: após a normalização do calendário, os jogadores não devem entrar imediatamente em campo. 

Pelo menos esta foi a solicitação pedida pelo preparador físico da Cobra Coral, Carlos Gamarra. De acordo com ele, seria uma ‘loucura’, de uma hora para outra,  os atletas, depois de muito tempo parados - como assim se desenha o cenário - , disputarem os jogos normalmente, sem um tempo prévio de preparo físico. Ou seja, a ideia do Santa Cruz é estabelecer uma mini pré-temporada para o elenco evoluir fisicamente e, só assim, voltar a disputar partidas. 

“Seria loucura, quando os campeonatos retornassem, de uma hora para outra os atletas voltarem a jogar em um intervalo de uma semana, por exemplo. Eu diria que, por baixo, nós precisaríamos de uns 15 dias, por baixo, para deixar todos em uma boa condição física. É como tratar um atleta de lesão, por exemplo. Assim que ele melhora da lesão, não vai logo para jogo, tem que passar pela transição física e só em seguida ir a campo”, destacou Gamarra.   

Pedido estendido pelo executivo de futebol do Santa Cruz, Nei Pandolfo, também procurado pela reportagem do Diario de Pernambuco. Segundo o dirigente tricolor, apesar de acreditar que o retorno às competições não se dará “tão cedo”, sugerir uma nova pré-temporada está nos planos do clube. Além disso

“Essa situação tem que ser negociada com os clubes, não tenho dúvida disso. E se as coisas retornarem, tomara que retornem, teríamos que ter um período mínimo de treinamento e necessário para todos. Mas o cenário não me parece tão bom nesse sentido, das coisas voltarem logo e a gente caminhar”, completou.