Santa Cruz

SANTA CRUZ

Elenco, finanças e atividades: o que foi a primeira semana do Santa Cruz sem futebol

Tricolor decidiu suspender as suas atividades por tempo indeterminado, não pretende contratar novos nomes e garante receita de patrocinadores

postado em 23/03/2020 19:38 / atualizado em 23/03/2020 19:41

(Foto: Bruna Costa/Esp.DP FOTO )
Uma semana de futebol pernambucano paralisado é o que se completa nesta segunda-feira, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. E, no cenário local, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) determinou que o Campeonato Pernambucano fosse paralisado. A mesma medida foi tomada pela Liga do Nordeste, com o Nordestão. 

Assim como Náutico e Sport, o Santa Cruz vive um futuro cheio de incertezas. E, diante de uma realidade nova como essa, a reportagem do Diario de Pernambuco fez um balanço do que foi a primeira semana sem futebol no Tricolor, tratando de negociações, atividades do elenco e situação financeira. Confira: 

Receitas

Aqui, a parte mais delicada - como não deixaria de ser. Mas, de acordo com o vice presidente Tonico Araújo, o Santa Cruz, mesmo sabendo que o país entrará em crise em pouco tempo, tem garantido a manutenção das suas receitas. Sobretudo quando se trata dos patrocinadores. Segundo o dirigente, a relação do Tricolor com as empresas é "saudável" e não há receio de perder a parceria.
 
No entanto, com o intuito de driblar uma possível derrocada nos cofres corais, Tonico Araújo apelou para os sócios do Santa Cruz continuarem contribuindo com o pagamento de mensalidades.  

Também em contato com a reportagem do Diario de Pernambuco, o diretor da Comissão Patrimonial, Ricardo de Paula, por outro lado, não conseguiu estimar o prejuízo financeiro  este período sem jogos no Arruda. Segundo ele, só de manutenção das dependências do estádio, o Tricolor gasta, em média, R$110 mil por mês. 

Negociações

Mesmo monitorando o mercado, o Santa Cruz parou a busca por contratações, oficialmente. Em contato com a reportagem do Diario de Pernambuco, o presidente tricolor Constantino Júnior afirmou que a diretoria não vai se movimentar para trazer novos nomes, até que o estado de calamidade pública provocado pelo Coronavírus seja resolvido. "Contratar se não vai jogar?", questionou.

A última contratação da Cobra Coral foi o atacante paraguaio Derlis Alegre, anunciado no dia 12 deste mês. O jogador, no entanto, chegou ao Arruda no último final de semana, mas sequer estreou. 

Atividades 

Com os jogos suspensos por tempo indeterminado, o Tricolor parou todas as atividades, oficialmente, na última terça-feira. Assim liberando funcionários e todo o elenco que, inclusive, foi orientado pelo departamento técnico a seguir as medidas de prevenção contra o coronavírus. Por meio de uma nota oficial divulgada nas redes sociais, o Santa Cruz comunicou que, até então, voltaria ao expediente no final deste mês. 

Inclusive, nesta segunda, a priori, seguindo a programação inicial, alguns atletas corais que estavam em transição física retornariam aos treinos no Arruda. Porém, o executivo de futebol do Santa Cruz, Nei Pandolfo declarou que todas as atividades estão suspensas por tempo indeterminado.