Santa Cruz

SANTA CRUZ

Clubes da Série C formalizarão pedido de apoio financeiro junto à CBF nesta quinta-feira

Presidente do Santa Cruz evitou abrir valores e prazos, e garante não haver debates sobre mudança brusca de calendário ou formato de competições

postado em 01/04/2020 19:21 / atualizado em 01/04/2020 19:35

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Com 16 dias de paralisação dos jogos oficiais da CBF, os 20 clubes que disputarão a Série C do Campeonato Brasileiro ainda não definiram a modalidade de redução salarial, assim como a possível adoção de período de férias, diferentemente do que já se desenha para as Séries A e B, onde parte dos cenários estão em definição. O principal motivo para a indefinição é a espera por um apoio financeiro da própria CBF, como havia adiantado o vice-presidente de futebol do Santa Cruz, Tonico Araújo, e esta quinta-feira (2) será uma data crucial para o caso.

Isso porque será o dia em que os presidentes das 20 equipes farão a entrega formal de um documento assinado por todos, protocolando o pedido de ajuda financeira à entidade. Representante do grupo, o presidente executivo do Santa Cruz, Constantino Júnior, confirmou à reportagem do Diario de Pernambuco que a nota deve ser protocolada. "Estamos terminando de formalizar o documento. É uma ideia nossa é de até amanhã no máximo entregar o documento à CBF e aguardar uma situação de diálogo com os clubes da Série C."

Pela manhã desta quarta-feira, o presidente executivo do Criciúma, Jaime Dal Farra, havia acenado para uma possível quantia de R$ 250 mil para cada clube, podendo ser custeada em até seis meses pela CBF. No entanto, o presidente coral evitou comentar sobre valores e prazos. "É uma questão interna. Nós não vamos falar pela imprensa sobre o nosso pleito, porque são 20 presidentes e se todo mundo ficar falando, cada um fala com outro a mais. Por isso, vamos deixar uma comunicação única. Eu tenho representado o grupo perante a CBF, fui eleito para isso. E estamos bem alinhados com a CBF, mas sem definir ainda um prazo ou um valor."

Porém, Constantino Júnior se mostra confiante de que a CBF atenderá ao pedido de apoio financeiro. "Claro que a gente espera um aceno positivo, até porque este ano eles já modificaram até a fórmula de disputa. Isso prova que eles estão dando respaldo à competição. Agora, a gente quer fazer uma coisa com diálogo, sem externar o que foi, quando, quanto é, porque isso pode atrapalhar o processo. Vamos prezar pelo bom senso, deixar uma comunicação mais alinhada e ter tranquilidade para não atrapalhar", reforçou.

Calendário e fórmula de competições

Com a indefinição dos prazos para a volta dos jogos, aumenta a incerteza a respeito da sequência das competições iniciadas no primeiro semestre, como a Copa do Nordeste, os estaduais e a Copa do Brasil, assim como o próprio Campeonato Brasileiro. Situação que, de acordo com o presidente do Santa Cruz, não despertou debates a respeito de uma mudança brusca no calendário como a adoção do modelo europeu, por exemplo, muito menos sobre o formato das competições. "Zero. Até agora, não se fala nada de calendário, data, nada. Nem mudança de fórmula de competição alguma. Tudo o que está saindo sobre isso é fake news", alega Constantino.