Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa fará parte de testes para coronavírus em parceria com laboratório particular

Segundo o presidente Constantino Jr., a Federação Pernambucana de Futebol dobrou a quantidade de testes, mas ainda assim não será suficiente

postado em 11/06/2020 10:44 / atualizado em 11/06/2020 11:01

(Foto: Divulgação)
Com o reinício dos treinamentos marcados para o próximo dia 15, o Santa Cruz também vem seguindo um cronograma de prevenção, diante do cenário de pandemia, ocasionado pelo novo coronavírus e providenciando as séries de testagem necessárias aos jogadores e demais envolvidos nesse retorno. Além de pontuar que a Federação Pernambucana de Futebol aumentará a quantidade de testes para 60 (cada clube), o presidente Constantino Júnior também revelou que um percentual será cumprido em parceria com um laboratório particular da cidade.
 
De acordo com ele, para esta primeira etapa de prevenção, serão examinadas entre 85 e 100 pessoas, envolvendo atletas e staff. “A FPF aumentou o número de testes para cada equipe, saiu de 30 para 60. Ainda assim, não atende nossa necessidade. A gente tem que fazer não só o sorológico, mas os outros também,e vamos usar todas as ferramentas possíveis. Conseguimos uma parceria com um laboratório da cidade, o Marcelo Magalhães, que é renomado e de muita confiabilidade. A gente vai fazer o restante das nossas testagens numa condição de parceria especial. Devemos testar entre 85 e 100 pessoas nesse primeiro momento”, disse o presidente coral, em entrevista ao Podcast 45.
 
O mandatário tricolor fez questão de ressaltar o “caminho” até que o jogador chegue ao trabalho de campo, passando pelos bastidores do clube, que contam com profissionais de diferentes atuações e que também estarão inseridos nesse protocolo, em combate à Covid-19. Ele refletiu ainda sobre os casos da doença, que vêm se aproximando cada vez mais.
 
“Não é só pelo protocolo, atender por atender… é para ter cuidado para que a gente consiga orientar todos os atletas, a comissão e os funcionários para que se cuidem e tenham muito cuidado. A gente tem relatos, e acho que cada um de nós tem uma história para contar de contaminação ou de pessoas que estavam respeitando o isolamento e seguindo a risca, e por um contato ou outro, acabaram se contaminando. A gente está falando de muitas vidas, não é só quem está jogando. Tem muita gente que está nos bastidores e tem papel fundamental, o fisiologista, o departamento físico, o médico, o roupeiro, a tia da cozinha, o pessoal que corta o campo… não aparecem como protagonistas, mas têm importância muito grande para que os jogadores façam seus papéis dentro de campo”, pontuou o presidente.
 
Levantando que “no futebol ninguém joga sozinho”, Constantino Jr.comentou que o clube está buscando fazer uma realização do protocolo de maneira responsável, e que solidariedade e cuidado devem estar inseridos no processo, por se tratar da vida de muitas pessoas em jogo. “Tudo isso tem que ser olhado com cuidado e carinho pela FPF. A gente está tratando de vidas, eu estou preocupando, nosso pessoal está todo à disposição para fazer o melhor protocolo possível, mas também pensando no próximo, porque no futebol ninguém joga sozinho”, disse Constantino.
 
Para confirmar o aumento no número de testes disponibilizados aos clubes, a reportagem entrou em contato com o presidente da FPF, Evandro Carvalho, que se encontra em tratativas referentes ao Profut, e direcionou a palavra para Murilo Falcão, que não deu retorno até a publicação desta matéria.