Santa Cruz

SANTA CRUZ

Para reagir: de olho na final, Santa e Náutico voltam a se reencontrar pela semi do PE

Último mata-mata entre corais e alvirrubros aconteceu em 2016, quando o Tricolor despachou o Timbu nas semis do estadual

postado em 29/07/2020 08:30 / atualizado em 29/07/2020 08:20

(Foto: Caio Falcão/CNC; Rafael Melo/Santa Cruz)
De um lado, um Santa Cruz que vem de uma doída eliminação nas quartas de final Copa do Nordeste. De outro, um Náutico ainda em busca de evolução. Ambos com objetivos semelhantes: reagir na temporada. Após quatro anos, é neste cenário que tricolores e alvirrubros voltam se enfrentar em busca de uma vaga na final do Campeonato Pernambucano. O sonho timbu em disputar a terceira decisão seguida. O desejo coral de se reencontrar com a taça depois de três edições.   
 
Um duelo, porém, sem favoritos. Esqueça o 2 a 0 no Arruda, ainda na fase de grupos do Estadual. O equilíbrio se comprova em números. Nos últimos 10 Clássicos das Emoções disputados na Arena Pernambuco, palco da partida desta quarta-feira, nem Timbu nem Cobra Coral se sobressaíram: foram quatro empates e três triunfos para cada lado. 

O extra-campo 

Como de praxe em jogos de grande apelo, o Clássico das Emoções começou antes mesmo do pontapé inicial. O Santa Cruz, mandante do jogo por ter a melhor campanha do Pernambucano, solicitou à Federação Pernambucana de Futebol a transferência da partida para sua casa, o Arruda. Uma batalha que seguiu até o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), mas cujo órgão indeferiu a requisição e manteve o duelo contra o Náutico agendado para a Arena.

Tabu em mata-mata

Nesta década, este será o quinto e último mata-mata disputado entre os rivais. E o histórico pesa - e muito - a favor do Santa Cruz.  Entre 2011 e 2020, foram quatro confrontos jogados diante do Náutico e em todos eles o Tricolor desbancou o rival. 

Foi assim nas semifinais do Campeonato Pernambucano de 2013 e 2016, na disputa do terceiro lugar do Estadual em 2017 - valendo uma vaga para a Copa do Nordeste -, além do “Jogo do Milhão” na segunda fase da Copa do Brasil de 2019, vencida pelo Santa Cruz nos pênaltis. 

Como vem o Santa

Seguindo a tônica dos últimos jogos, o Santa Cruz, mais uma vez, deve mudar pouco no time. A equipe titular, salvo algumas possíveis mudanças no ataque, - Jeremias na vaga de Patrick Nonato e Didira retornando ao meio de campo - deve ser a mesma que jogou diante do Confiança, na Copa do Nordeste. 

Depois da eliminação nos pênaltis no Regional, o técnico Itamar Schülle admitiu que precisa colocar ‘aos poucos’ os novos reforços. Mas apenas Derlis Alegre é opção, uma vez que o atacante paraguaio foi inscrito no BID a tempo para a disputa do Estadual, diferentemente de Jaderson e Kleiton. 

Além de estar invicto no Campeonato Pernambucano - oito vitórias, um empate, e um desempenho de 92,6% -, o Santa Cruz conta com Pipico, artilheiro que já provou gostar de disputar clássicos. É o carrasco do Timbu, inclusive. Em quatro confrontos, balançou as redes do Alvirrubro quatro vezes. 

Como vem o Náutico

Classificado após bater o Central, por 2 a 1, na Arena Pernambuco, o Náutico evitou se envolver quanto às polêmicas sobre o mando de campo e trabalhou para consolidar o desempenho do time, que obteve os resultados no Estadual desde a retomada, mas não convenceu os seus torcedores. 

As esperanças do Náutico recaem sobre o bom desempenho do experiente Jorge Henrique que, aos 38 anos, vive seu melhor momento desde o retorno ao Alvirrubro em 2019. Comandando o setor de criação e municiando o ataque Timbu, o meia tem bons números contra o Tricolor com a camisa alvirrubra. São cinco gols marcados em duas passagens. 

Quanto ao time, a base que venceu o Central deve ser mantida. O grande reforço que o técnico Gilmar Dal Pozzo terá na partida é o retorno do meia Jean Carlos. O jogador foi diagnosticado com a Covid-19 antes do jogo contra o Salgueiro, na última rodada da fase de grupos do Pernambucano e passou pelo período de isolamento de 14 dias. Agora, o maestro alvirrubro está liberado para a partida, mas deverá entrar no segundo tempo, como já sinalizou previamente o treinador. 

Ficha do jogo 

Santa Cruz 

Maycon Cleiton; Toty, Wiliam Alves, Danny Morais e Fabiano; André, Paulinho e Didira; Jeremias, Victor Rangel e Pipico. Técnico: Itamar Schülle

Náutico 

Jefferson; Hereda, Carlão, Rafael Ribeiro e Wiliam Simões; Rhaldney, Jhonnatan e Jorge Henrique; Thiago, Erick e Kieza (Salatiel Júnior). Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata
Horário: 21h30
Árbitro: Rodrigo Pereira
Assistentes: Clóvis Amaral e Bruno Vieira