Santa Cruz

SANTA CRUZ

Contra Treze, Santa Cruz defende invencibilidade de 21 anos em jogos no Arruda

Última derrota coral como mandante para equipe paraibana ocorreu em 1999

postado em 17/08/2020 08:30 / atualizado em 16/08/2020 18:59

(Foto: Paulo Paiva/DP)
Após dez dias, o Santa Cruz volta a campo nesta terça-feira para encarar o Treze, pela segunda rodada da Série C. E além de buscar a primeira vitória na competição (estreou com um empate sem gols com o Paysandu), a equipe tricolor defenderá diante dos paraibanos uma longa invencibilidade. Isso porque a última (e única) derrota coral para a equipe de Campina Grande, no Arruda, ocorreu há 21 anos.

Na ocasião, o Treze conseguiu eliminar o Santa Cruz na primeira fase da Copa do Brasil de 1999, ao bater os pernambucanos por 4 a 2, revertendo a desvantagem obtida no jogo de ida, em Campina Grande, quando o tricolores venceram por 3 a 2. Porém, no retrospecto geral, esse foi um ponto fora da curva.

Isso porque nas últimas oito vezes em que os dois clubes se enfrentaram no Recife, o Santa Cruz somou seis vitórias e dois empates. O último por 2 a 2, na Série C do ano passado, com a igualdade sendo arrancada aos 50 minutos do segundo tempo. O outro, por 0 a 0 em 2011, valeu a saída da Série D.

No geral, o retrospecto sem mantém amplamente favorável aos corais, com nove vitórias (entre elas duas goleadas por 6 a 0), quatro empates e apenas uma derrota.

Vale lembrar que, na atual temporada, o último triunfo do Santa Cruz foi sobre o River-PI por 1 a 0, pela última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste. De lá para cá, cinco empates (Confiança, Náutico, Salgueiro - duas vezes - e Paysandu), com eliminação dos pênaltis na Copa do Nordeste e a perda do título pernambucano.

Já o Treze chega embalado pelo título paraibano conquistado no último sábado, diante do arquirrival Campinense. Por sinal, o jogo contra o Santa será a estreia da equipe de Campina Grande na competição, uma vez que a partida contra o Imperatriz, na primeira rodada, precisou ser suspensa por conta da alta contaminação da Covid-19 no elenco do Imperatriz.