Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com tabela na mão, Santa quer voo alto no BR de Aspirantes e jogadores para o time principal

Segundo treinador do Sub-23, Paulo Massaro, o Tricolor almeja levar 10 dos 30 nomes desta categoria para integrar o elenco principal do ano que vem

postado em 22/09/2020 18:49 / atualizado em 22/09/2020 18:58

(Foto: Bruna Costa/DP)
A CBF confirmou, na tarde desta terça, a tabela do Brasileiro de Aspirantes, voltado ao Sub-23. Com a largada no próximo dia 18, o Santa Cruz, único pernambucano na disputa, terá pouco mais de um mês entre a retomada dos treinamentos da categoria e a estreia. Após o cancelamento das principais competições de base por causa da pandemia, o torneio fica ilhado dentro do projeto de alçar 10 jogadores ao time profissional em 2021.

O técnico do Sub-23 do Santa, Paulo Massaro revelou surpresa na confirmação do torneio, crendo que seria cancelado junto às outras disputas de base. Na visão dele, o Sub-23 é relevante, uma vez que, nessa faixa etária, o jogador está com cerca de 80% de sua formação completa e precisa dessa etapa de transição. Tanto que no planejamento coral, 10 dos 30 jogadores na disputa devem ser usados no time principal no ano que vem.

Para o comandante da equipe, o primeiro objetivo do Santa Cruz no torneio será a classificação à segunda fase. Isso, por si só, já seria inédito para o Tricolor, que, em duas participações anteriores, ficou em sexto e sétimo de seu grupo e caiu ainda nesta etapa. Desta vez, porém, com uma disputa mais esvaziada e uma preparação mais bem consolidada, até o título estaria entre as metas corais.

Acima dos dos resultados, porém, estão as revelações. Em 2018, nomes como João Victor, Warley, Augusto Potiguar e Elias Carioca saíram do torneio para se destacar no primeiro time coral. No ano seguinte, foi a vez de Maycon Cleiton, André e Patrick Nonato. De quebra, com a permissão de três jogadores com mais de 23 anos por jogo, o campeonato também serve para manter reservas na ativa.

Disputado entre 18 de outubro e 28 de janeiro, o torneio é dividido em dois grupos que, como na Copa do Nordeste, se enfrentam entre si, em jogo único. De um lado estão Avaí, Ceará, Coritiba, Grêmio, Paysandu, Sampaio Corrêa, Santos e Vila Nova; do outro, Corinthians, CRB, Fluminense, Fortaleza, Juventude, Paraná, Red Bull Bragantino e Santa Cruz. Os quatro primeiros de cada grupo avançam e forma dois quadrangulares em ida e volta, seguidos de semifinal e final. A estreia coral será contra o Ceará, em casa, no dia 18.