Santa Cruz

SANTA CRUZ

Martelotte sugere 'pés no chão' para a reta final da 1ª fase e projeta equipe em melhor forma

Treinador trabalha pela retomada da concentração de sua equipe, já pensa nos dias decisivos de dezembro e garante bom desempenho no quadrangular

postado em 02/12/2020 10:25 / atualizado em 02/12/2020 10:43

(Foto: Rafael Melo/SCFC)
Após a sequência de 10 jogos sem perder, sendo oito vitórias, pela Série C do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz ‘relaxou’ e, embora esteja classificado ao quadrangular decisivo, perdeu as duas últimas partidas. Além da queda no rendimento da equipe comandada por Marcelo Martelotte, que estava invicto até o revés diante do Manaus, outro fator preocupa o treinador tricolor nesta reta final da primeira fase: a indispensável retomada de foco na competição.

"A nossa preocupação é voltar o foco, a cabeça e a concentração às vitórias. O Santa Cruz atingiu uma pontuação espetacular nesta competição, muito rapidamente conquistou sua classificação e foi buscar o primeiro lugar do grupo, que nos dá uma pequena vantagem. O nosso nível de preocupação vai subir e vamos jogar o nosso melhor futebol", disse o técnico que, desde que assumiu a Cobra-coral, conquistou mais de 60% dos pontos.

Com a melhor campanha da Série C e, naturalmente, classificado à fase decisiva, o treinador coral busca repetir o feito da temporada 2015, quando promoveu o Santa à Série A do Brasileirão. Lutando, agora, pela promoção à Segundona, também falou do natural ‘relaxamento’ da equipe nesta reta final da fase de grupos da competição. “A concentração pode ter se perdido neste momento, porque todo mundo começou a falar em fase decisiva, quadrangular, dezembro assim que o Santa Cruz se classificou. E, com certeza, isso entrou na cabeça de nossos jogadores e fez eles se desligarem dos próximos jogos.”

Questionado sobre as definições do quadrangular final da competição, Martelotte afirmou que já pensa nos dias decisivos de dezembro. “Há umas duas semanas eu comecei a observar os adversários do outro grupo. Ainda existe uma indefinição com relação ao posicionamento, quais seriam os adversários, mas estamos analisando e avaliando as equipes que têm possibilidade de nos enfrentar”, disse o treinador que, além da queda de rendimento dos seus comandados, terá que lidar com um quebra-cabeça para evitar possíveis punições e, consequentemente, desfalques por suspensão na reta final.

Dos 35 cartões amarelos que os atletas do Tricolor receberam nesta temporada da competição, pouco mais de um terço estão concentrados em seis jogadores, justamente os pendurados para a partida diante do Ferroviário - última antes do quadrangular -, neste sábado, no Arruda. Caso entrem em campo e recebam uma advertência, Augusto Potiguar, André, Lourenço, Pipico, Toty e Danny Morais desfalcarão a Cobra-coral no primeiro compromisso pelo quadrangular que definirá os promovidos à Série B.