Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com gol chorado e futebol na base da vontade, Santa Cruz vence Central e entra no G4

Vitória deu tranquilidade ao elenco coral e principalmente ao técnico Ricardinho

postado em 15/03/2015 18:05 / atualizado em 15/03/2015 20:18

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O Santa Cruz está distante do ponto idealizado por Ricardinho. O time coral sofreu para ganhar do Central, neste domingo, no Arruda. Oscilante e com dificuldades para criar as jogadas mais uma vez, conseguiu só um magro 1 a 0. Mais na base do esforço. O resultado sobre a Patativa, no entanto, devolveu a tranquilidade ao pressionado grupo e, sobretudo, ao treinador tricolor. Devolveu ainda a equipe ao G4 do Campeonato Pernambucano, a duas rodadas do fim da primeira fase. De volta ao titulares, Anderson Aquino fez o gol da vitória e acabou sendo o destaque da partida.

Com seis mudanças na escalação, foram os corais que tomaram as primeiras iniciativas para conseguir o gol. O Central, por sua vez, parecia, em princípio, satisfeito com o empate. Enquanto o confronto estava 0 a 0, não era raro ver o time visitante fazer "cera". Quando o Santa falhava na recomposição, porém, a Patativa encaixava contra-ataques perigosos. Após um deles, Candinho acertou o travessão do goleiro Fred., na melhor oportunidade de todo o primeiro tempo. O mais lúcido do setor ofensivo tricolor era Anderson Aquino, que chegou a ter um gol anulado por impedimento na etapa inicial. Fora ele, as tentativas dos comandados de Ricardindo limitavam-se mais a chutes a longa distância. Sem sucesso.

Os meias João Paulo, Thiaguinho e também o volante Bruninho não eram tão efetivos na criação. Pouco a pouco, a torcida coral ia perdendo a paciência com a equipe e os erros de passes se acentuaram. O escape do tricolores era pelas duas laterais. Pela direita, Nininho se esforçava, mas esbarrava em suas próprias limitações. Pela esquerda, o reestreante Tiago Costa buscava a linha de fundo usando a força física, mas, quase sempre, não encontrava companheiros para ajudá-lo a concretizar as jogadas.
.
O gol da vitória
Insatisfeito com o desempenho ofensivo do Santa Cruz, Ricardinho voltou do vestiários com duas novidades mo time. Emerson Santos e Betinho foram acionados. E as alterações deram certo. Apesar da persistência nos erros de passes, o primeiro fez o meio-campo jogar com mais cadência, sem tanta afobação. O segundo (embora tenha perdido, pelo menos, três gols clarísismos) terminou, antes, fazendo a jogada para Aquino balançar as redes - aos 15 minutos. Foi a primeira vez que os corais fizeram gol, no Arruda, no Pernambucano. Na vantagem, o Tricolor se segurou como pôde para conquistar a primeira vitória em casa no campeonato. Como não poderia deixar de ser, o sofrimento perdurou até o apito final.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/03/15/1118/20150315182833409076e.jpg', 'id_content': 3065907L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/santa-cruz/2015/03/15/galeria_santa_cruz,1118/santa-cruz-vence-central-e-se-mantem-na-briga-pelo-g4.shtml', 'titulo_destaque': 'Santa Cruz vence Central e se mant\xe9m na briga pelo G4', 'id_pk': 1118L, 'id_conteudo': 3065907L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Santa Cruz vence Central e se mant\xe9m na briga pelo G4', 'id_treeapp': 51, 'descricao_destaque': 'Com gol de Anderson Aquino no segundo tempo, Tricolor do Arruda garantiu vit\xf3ria contra a Patativa.', 'schema': 'foto_12711703576'}
Santa Cruz 1
Fred; Nininho, Diego Sacoman, Danny Morais e Tiago Costa; Wellington, Bruninho (Bileu), João Paulo e Thiaguinho (Emerson Santos); Waldison (Betinho) e Anderson Aquino. Técnico: Ricardinho.

Central 0
Murilo; Fabinho, Samuel, André Lima e Madona; Nathan, Sóstenes (Juninho), Erick e Thiago Laranjeira (Willy); Candinho e Fabinho (Roberto Pitio). Técnico: Laelson Lima.

Local: Arruda (Recife-PE)
Horário: 16h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique-PE
Assistentes: Marcelino Castro de Nazaré-PE e Aldir Amorim Pereira-PE
Gol: Anderson Aquino (15' do 2T)
Cartões amarelos: Erick e Roberto Pitio (Central); Tiago Costa (Santa Cruz)

Público: 8.540

Renda: R$ 87.975