Santa Cruz

SANTA CRUZ

STJD marca nova data para audiência de Raniel e meia do Santa Cruz pode ficar um ano sem jogar

Prata da casa será julgado em definitivo na próxima quinta, no Rio de Janeiro

postado em 05/05/2015 13:30 / atualizado em 06/05/2015 13:32

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Os votos de nove auditores no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) separam Raniel do maior golpe de sua carreira. Ou de um alívio sem tamanho. O novo dia para o veretido final do meia será às 10h10 desta quinta-feira. Ele será julgado em última instância, no Rio de Janeiro, por uso de cocaína - ainda em 2014 . Amparado por liminar, o atleta pode ficar sem jogar por um ano caso seja condenado. Há pouco mais de um mês, em 9 de março, o prata da casa chegou a viajar para a capital fluminense para ser julgado em definitivo no Pleno. Mas, falhas processo e a a ausência do relator do caso, Miguel Ângelo Cançado, acabaram adiando a audiência.

O Santa Cruz irá definir ainda quem vai integrar a comitiva coral que embarca para o Rio de Janeiro, nesta quarta à noite. Na última, o presidente Alírio Moraes, o próprio Raniel, além do vice-jurídico Eduardo Lopes, estiveram no STJD. Viagem perdida após o julgamento ser adiado. Sabe-se apenas que o clube vai permanecer com os seus mesmos argumentos para livrar o meia de 18 anos. Espera transformar a suspensão em acompanhamento ao jogador pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) - a mesma pena aplicada pelo TJD-PE, ainda em dezembro de 2014.

“A gente pede a volta da punição da instância estadual, com advertências e exames surpresas. É isso que pode dar uma oportunidade de recuperação. Raniel é um jovem e precisa ter a profissão retomada. Até porque, quando cometeu o ato, não era nem de maior”, explicou Eduardo Lopes. O advogado coral diz que o esforço é exclusivamente para salvar o atleta da punição, e não adiar a sentença. “No Pernambucano, ‘empurrar com a barriga’ era até justificável por que era um campeonato curto. Mas agora não tem sentido. A Série B vai até o fim do ano e, daqui para lá, um hora o jogador vai ter que ser julgado.”

Como trata-se de uma audiência na última instância nacional, Raniel não poderá mais usufruir de efeitos suspensivos para seguir atuando. Hoje em fase final de recuperação de uma lesão no joelho direito, já revelou o incômodo com a constante incerteza que o cerca fora dos gramados. “Essa indefinição toda é muito ruim. Mexe com a gente.”

Entenda o caso

Promovido à equipe profissional de 2014, Raniel exagerou em uma das comemorações da promoção e experimentou cocaína numa festa com os amigos, em janeiro daquele ano. Por azar, acabou sendo sorteado no exame antidoping depois de uma partida do Estadual, no mês seguinte, frente ao Náutico - na Arena Pernambuco. Na ocasião, sequer saiu do banco de reservas. Após ter sido flagrado, já cumpriu seis meses de preventiva. Desde então, vem jogando sob a proteção de liminares.